Brasil

Violencia cero en Pará

Advogada diz que novo julgamento no caso Dorothy não deve mudar pena de acusado

 

 

Um dos executores do assassinato da missionária Dorothy Stang, ocorrido em fevereiro de 2005, no Pará, será julgado pela segunda vez no dia 14 de agosto. A Justiça já havia condenado Rayfran das Neves Sales, o Fogoió, que é réu confesso, a 27 anos de prisão em dezembro do ano passado. A defensora pública do caso, Marilda Cantil, no entanto, pediu um novo júri popular para ele baseada em lei que se aplica às penas acima de 20 anos.

Para Roseleine Conceição da Silva, que é advogada da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Pará, o novo julgamento não deve modificar a pena de Fogoió.

“É provável que no dia 14 [de agosto], uma vez interrogado, seja pelo juíz, pelo Ministério Público ou pela defesa, o Rayfran [das Neves Sales] venha com uma nova versão sobre os fatos. Mas a gente não acredita que este novo júri possibilite diminuição de pena e que ele pegue menos do que 25 anos [de prisão]. Não temos perspectiva nenhuma de mudança da sentença. Acreditamos que isso seja apenas um cumprimento daquilo que está na lei”.

Segundo a advogada, um novo julgamento como esse não deve acontecer com Clodoaldo Batista, o segundo executor do crime, condenado a 17 anos de prisão.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu um "habeas corpus" ao fazendeiro acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária, Regivaldo Pereira Galvão. O outro mandante do assassinato de Dorohty, o fazendeiro Amair Feijoli da Cunha, foi condenado a 18 anos de prisão, após confessar ter encomendado a morte da missionária. Segundo a CPT, a disputa por terras na região motivou o crime, já que a irmã Dorothy atuava há 30 anos em assentamentos de trabalhares rurais da região Amazônica.

 

Clara Meireles

Agência Notícias do Planalto

7 de julho de 2006

 

 

más información

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905