Brasil - Monte Alegre

Violencia cero en Pará

Grileiros desafiam autoridades

 

Os madeireiros Sírio da Silveira Ferraz e Dirceu Moreira dos Santos, acusados de invasão e grilagem de terras públicas em Monte Alegre, no oeste do Pará, mandaram um aviso para as autoridades fundiárias do Estado ontem: não pretendem sair das áreas que ocupam e prometem reagir a qualquer tentativa para retirá-los.

 

 

Pistoleiros armados montaram barreiras na mata para impedir a chegada de estranhos ao local onde a madeira foi armazenada. Técnicos do governo que estiveram na região ficaram impressionados com a ousadia dos grileiros e a devastação que eles já provocaram.

 

Para derrubar a floresta, os invasores abriram 170 quilômetros de estradas clandestinas, aterrando lagos e igarapés. Desmataram o que puderam, queimando o que sobrou para transformar tudo em campos de soja. Em Monte Alegre, município do tamanho do Estado de Sergipe, um terço do território (700 mil hectares) está hoje em poder de invasores.

 

FORÇA-TAREFA

 

As terras invadidas estão localizadas em áreas de proteção especial do Estado, segundo decreto sancionado em agosto do ano passado pelo governador Simão Jatene. O diretor de fauna e flora da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam), Lahire Dillon Figueiredo Filho, disse que Sirio Ferraz, Dirceu dos Santos e outros grandes grileiros terão de sair de qualquer maneira das terras, porque elas fazem parte do projeto de macrozoneamento ecológico-econômico do governo estadual.

 

Figueiredo Filho anunciou que uma força-tarefa, com apoio das Polícias Civil e Militar, terá de ir ao local “com urgência” para retirar os invasores. “Quanto mais o tempo passar maiores serão os prejuízos causados à natureza”, comentou Figueiredo Filho. Antes da operação, porém, o governo deverá ingressar na Justiça com liminar de reintegração de posse.

 

Sírio Ferraz nega que seja grileiro e se diz “dono” de mais de 30 mil hectares somente na região conhecida por Serra Azul. Seus familiares, amigos, fazendeiros e madeireiros do Paraná e Mato Grosso seriam proprietários de outros 300 mil hectares em Monte Alegre. (AE)

 

 

Diário do Pará

3 de marzo de 2006

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905