Enviar este artículo por Correo Electrónico    B R A S I L

 

Campanha Internacional de Combate
à Violência no Campo

REPERCUSIONES

en la prensa

 

Violência no campo é tema de audiência

Trabalhadores rurais paraenses começam a discutir com o poder público a pauta de reivindicações do 'Grito da Terra Pará', que vai de hoje e até o dia 2 de junho. Hoje pela manhã, por exemplo, dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) do Pará (Fetagri) terão audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Milton Nobre. Em seguida, às 11 horas, no Hotel Beira-Rio, vai ser aberta a programação oficial.

 

Na audiência com Milton Nobre, da qual participarão representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH) e Comissão Pastoral da Terra, os trabalhadores rurais e integrantes dessas instituições irão apresentar nomes para compor a comissão que vai acompanhar processos inconclusos apontados no relatório sobre a violência no campo apresentado pelo TJE há 45 dias.

 

Pelo relatório, como informa o presidente da Fetagri do Pará, Carlos Augusto Santos Silva, cerca de 30% dos 590 assassinatos de trabalhadores rurais em 20 anos no Pará não foram abertos inquéritos. A Fetagri quer agilizar a tramitação de 189 processos para que os crimes não prescrevam. Carlos ressaltou o cancelamento recente de 51 títulos de propriedade rural no Estado pelo TJE, mas comentou que cartórios precisam de correições.

 

No 'Grito da Terra Pará', como antecipou Carlos, os trabalhadores reivindicam a construção de estradas e vicinais para escoamento da produção, assistência técnica, assentamento de 40 mil famílias no Pará junto ao Incra, combate à grilagem e violência no campo, eletrificação rural, regularização fundiária e educação no campo. Para o 'Grito da Terra Pará' virão a Belém 1,3 mil trabalhadores rurais de municípios do interior do Estado. O Pará é o Estado com maior número de assentamentos no País. São 666 e a Fetagri responde por 30 acampamentos de trabalhadores rurais

 

 

 

 

más información

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905