Brasil

Basta de violência no campo!

     
Violencia cero en Pará

Nota da Rel-UITA

à Presidenta do Brasil

 

Diante do Assassinato de Marcos Gomes da Silva

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,
Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

 

Montevidéu, 8 de junho de 2011
 

 

Presidenta da República Federativa do Brasil
Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff
Palácio do Planalto
Brasília
 
 
Excelentíssima Senhora Presidenta,
 
Quando estamos ainda embargados pela indignação e a dor dos recentes assassinatos dos camponeses e ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva -Zé Cláudio- e Maria do Espírito Santo Silva, no Pará, nossa organização filial, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), informa-nos de uma nova execução a sangue-frio no mesmo Estado.
 
Desta vez as balas foram para Marcos Gomes da Silva, e o modus operandi confirma que se trata de uma organização criminosa com o uso de pistoleiros. Devido a que só conseguiram feri-lo no primeiro ataque, montaram uma emboscada na estrada a caminho do hospital e terminaram o serviço ali mesmo.
 
Marcos tinha 33 anos, esposa, três filhos e foi durante anos um lutador social, um militante sindical, sem armas, pacífico.
 
Excelentíssima Senhora Presidenta, os poderosos acreditam que é hora de recuperar privilégios e terras perdidas, como também de ganhar novas terras.
 
Sabemos que Vossa Excelência e o seu governo estão fazendo esforços para deter esta onda de violência que paira sobre o Pará, que nos últimos anos se converteu em um cenário de terror e de desamparo total para a população civil, onde a impunidade encobre e incentiva os assassinos.
 
É hora de que a política de Vossa Excelência se expresse de forma exemplar para o Brasil e o mundo, declarando -dentro dos limites da legalidade- uma guerra sem quartel aos atores violentos que estão massacrando as comunidades rurais amazônicas, únicas garantias de um uso sustentável das florestas e de sua preservação.
 
A UITA se manterá atenta e denunciando internacionalmente esta ignomiosa situação, e que Vossa Excelência saiba do nosso mais decidido e comprometido apoio à vossa luta, cujas ações que a sua administração adotar para o esclarecimento destes casos, saberemos reconhecer, visando a que seja desmontada integralmente esta máquina do terror, bem como identificados e condenados aqueles que encomendaram e cometeram atos tão deploráveis.
 
Atenciosamente,

 
 
Gerardo Iglesias
Secretário Regional UITA
 
 

c / c Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo; Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira; Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence; CONTAG, Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), FETAGRI-PA, Anistia Internacional, ALAL, Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos e UITA Genebra.
 
 

 

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

Rel-UITA

                  10 de junho de 2011

 

 

 

 

 Más Información

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905