Brasil

Violencia cero en Pará

Violencia no Campo

 

Trabalhadores sem-terra são assassinados no sul do Pará

 

  

Atentado aconteceu no município de Cumaru do Norte, onde dois homens foram mortos e um ficou ferido quando se dirigiam ao acampamento na Fazenda Santa Tereza, que ocupavam desde 1º de setembro.

 

Três trabalhadores sem-terra foram vítimas de uma tocaia, no último dia 4, quando se dirigiam para um acampamento montado na Fazenda Santa Tereza, no município de Cumaru do Norte, no Sul do Pará. Cícero Jacinto de Jesus, conhecido como "Cícero Marcineiro", de 40 anos, e Almir Pedro de Paula, de 50, morreram na hora. Um jovem de 20 anos que os acompanhava, e não pode ser identificado por questões de segurança, foi ferido no braço e passa bem.

 

Até o momento, ninguém foi preso. Segundo denúncias feitas pelos companheiros dos acampados à Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Xinguara (PA), os autores dos disparos foram pistoleiros contratados pelo fazendeiro Cássio Carvalho do Val, proprietário da fazenda. De acordo com o delegado Vicente Ferreira Gomes, da Delegacia Especial de Conflitos Agrários, que acompanha o caso, as investigações ainda estão começando. Ele afirma que será difícil encontrar o responsável, pois o crime aconteceu em local ermo, e a única testemunha é o jovem que ainda está hospitalizado.

 

O grupo de sem-terra que ocupa o trecho da fazenda Santa Tereza está acampado desde 1º de setembro. Segundo Gomes, há cerca de 33 barracos instalados em uma área de reservada propriedade, mas não se sabe o número exato de famílias que estão no local. "Quando eles ocuparam, a única coisa que fizeram foi a derrubada de mata para instalar os barracos", afirma.

 

Não é a primeira vez que sem-terra são vítimas de violência em Cumaru do Norte. De acordo com a CPT de Xinguara, em 2004, Cássio do Val queimou barracos de sem-terra que estavam acampados às margens da estrada, fora de sua propriedade. A ação teria acontecido com a ajuda de policiais militares, que agiram sem ordem judicial.

 

Iberê Thenório

Agência Carta Maior

15 de setembro de 2006

 

más información

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905