internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

Ataque homicida contra familiares do vice-presidente do STIBYS

Atentado em plena rua deixa saldo de um morto e dois feridos

 
O cunhado de Porfirio Ponce, vice-presidente do STIBYS (Sindicato de Trabalhadores da Indústria da Bebida e Similares), foi assassinado com uma chuva de balas. Seu pai e sua irmã foram feridos, mas se encontram fora de perigo. Cresce a escalada de violência contra o povo hondurenho.

 

Visivelmente abalado com o incidente, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Bebidas e Afins (STIBYS), Porfirio Ponce, relatou ao Sirel que ontem à tarde, dia 10 de junho, dois homens desceram de um veículo e atiraram no carro em que estavam o seu cunhado, Oscar Molina, sua irmã Griselda Ponce e seu pai Porfirio Ponce. "Foi um ataque selvagem. Assim que eles pararam em um semáforo, dois homens desceram de um carro e começaram a atirar. Receberam 42 disparos e o meu cunhado morreu".
 
"Felizmente, meu pai e minha irmã não foram gravemente feridos e estão se recuperando. Parece bastante óbvio o porquê deste ataque. Honduras está imersa em uma espiral de violência muito preocupante ", disse Ponce.
 
Após o golpe de Estado, o STIBYS tem sido objeto de uma constante campanha repressiva. Sua sede em Tegucigalpa foi invadida por militares, sendo alvo de disparos, explosões e atentados com bombas caseiras.
 
Seu presidente e membro da Coordenação Nacional da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP),
Carlos H. Reyes, denunciou ter recebido ameaças de morte. Além disso, a sede do sindicato de San Pedro Sula foi atacada por homens armados, deixando o tesoureiro desta Seccional, Douglas Gómez, gravemente ferido.
 
Em fevereiro passado, a residência de
Porfirio Ponce
foi atacada por homens encapuzados, que levaram o seu computador e deixaram sua cama cheia de sangue.
 
Outro ataque
 
Pouco antes do ataque assassino contra os familiares do vice-presidente do STIBYS, na região central do país, a Secretária de Finanças do Colégio de Professores de Educação Média de Honduras (COPEMH), professora Carolina Pineda, foi atacada por homens encapuzados, que interceptaram o veículo que ela dirigia e atiraram com armas de grosso calibre. Pineda escapou dos atacantes, refugiando-se em uma casa particular que lhe ofereceu proteção. A professora Pineda é a diretora de uma das organizações de professores mais comprometidas com a luta contra o golpe, e já tinha denunciado estar sofrendo constantes ameaças recebidas através de telefonemas e de mensagens no seu celular.
 
Embora boa parte da comunidade internacional continue ignorando o clamor que sai das entranhas de Honduras, a estratégia repressiva não pára.

 
  

  

Em Manágua, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

14 de junho de 2010

 

 

 

 

Fotos: Giorgio Trucchi

Nuestra Nota en la Prensa

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

+ INFORMACIÓN

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905