internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

Guerra
contra um povo desarmado

 

Salvador Zúñiga, veterano líder dos povos indígenas de Honduras, membro do Conselho Cívico das Organizações Populares Indígenas de Honduras (COPINH), declarou que no país está sendo feita uma guerra contra um povo desarmado, que a única coisa que fez foi reivindicar a reinstalação do Presidente, no qual votou para que exercesse um mandato de quatro anos.

 

Nessa guerra chegaram a ser presas até 300 pessoas por dia. Na localidade de El Paraíso, como os presos já não cabiam nas dependências da polícia, foram levados ao Estádio Nacional.

 

Esquadrões da Morte assassinaram manifestantes. O Exército disparou contra uma manifestação, provocando um grande número de feridos e vários mortos.

 

O golpista Ramón Custodio López declarou que o Exército disparava balas de borracha, porém foi comprovado que, na perseguição desencadeada em todo o país, foram utilizadas balas de fuzil M-16.

 

Também denunciaram que os golpistas violaram a Constituição de Honduras, quando estiveram presentes no país integrantes da Contrarrevolução Nicaraguense e tropas dos Estados Unidos.

 

Ainda que a Constituição diga que em Honduras não pode haver classes privilegiadas, grupos poderosos estão se apossando dos rios para fazer represas e se beneficiar com a venda de energia elétrica. Esses grupos têm um subsídio anual do Estado.

 

Nas eleições hondurenhas cada votante pode se pronunciar em quatro urnas: uma onde são depositados os votos para prefeitos; outra para deputados; outra para Presidente. A quarta deveria recolher as respostas (SIM ou NÃO) para se a pessoa estava de acordo ou não com a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Embora fosse uma consulta de resultado não obrigatório, desencadeou uma forte perseguição.

 

Uma manifestação de aproximadamente 300 pessoas, que tentavam receber o Presidente eleito por quatro anos, foi hostilizada, detida, impedindo o direito a se manifestar e sendo os integrantes obrigados a descer dos ônibus. Quando tentaram ir por outro caminho para escapar das forças de repressão, inclusive seguindo trilhas pelas montanhas, foram perseguidos até com aviões –Tucanos- e receberam disparos. Tiveram que entrar no bosque, de noite, sem luz. Porém a Polícia contava com “espiões” (agentes infiltrados).

 

Dormiram uma noite em El Paraíso e no dia seguinte começaram a se movimentar em direção à Nicarágua. Um grupo de 70 pessoas tomou uma direção. O segundo grupo tomou outra. O Exército seguiu o grupo de 70, com fuzil na mão, e os aprisionou em furgões fechados. Alguns desse furgões foram para Tegucigalpa e outros para San Pedro Sula, com as pessoas amontoadas, nas piores condições, quase sufocados.

 

O país retrocedeu 30 anos. Não se pensava mais que se pudesse utilizar uma força armada com aviões para reprimir uma população civil. Em San Pedro Sula desapareceram dois jovens do Partido de Unificação Democrática e do Bloco Popular. Os golpistas recorrem ao fantasma do comunismo e de Chávez, como pretextos para reprimir. Na prática, o Estado de Sítio foi contínuo, durante o dia e a noite. As pessoas podem ser detidas a qualquer momento e em qualquer lugar de Tegucigalpa. Elementos da extrema direita venezuelana (Robert Carmona, Otto Reich) buscam converter Honduras em uma base de ataque terrorista aos processos democráticos.

 

Os soldados não têm mais os fins de semana livres, e aumenta a quantidade de doentes. A operação psicológica direcionada aos soldados inclui uma dose de comprimidos que lhes acalma a fome, porque não lhes dão comida suficiente. Soldados que são obrigados a estar em situação de guerra e a disparar contra um inimigo que é o povo, desejam, na realidade, retirar-se.

 

Se o abuso e a violação contra os direitos humanos estão sendo verificados inclusive contra os próprios soldados, imagine o que se pode esperar para o resto da população!

 

A América Latina deve reagir de forma mais enérgica para defender a liberdade do povo de Honduras com unhas e dentes, porque todos nós sabemos que é nossa também.

    

Em Montevidéu, Guillermo Chifflet

Rel-UITA

10 de agosto de 2009

 

 

 

 Fotos: Giorgio Trucchi

+ INFORMACIÓN

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905