internacional

Honduras

SITRAUNAH

Pronunciamento de Solidariedade

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Nacional Autônoma de Honduras (SITRAUNAH) solidariza-se totalmente com os trabalhadores do Instituto Nacional Agrário (INA), e com o Movimento Camponês Hondurenho que, na madrugada de quarta-feira, dia 30 de setembro deste ano, foram violentamente expulsos das instalações do INA pelas forças militares e policiais. Neste sentido, o SITRAUNAH se pronuncia diante da Comunidade Internacional e Nacional, de forma geral, e da Comunidade Universitária em particular, nos seguintes termos:

1-Condenamos o ataque sofrido pelos trabalhadores do INA e pelos camponeses que ocuparam pacificamente aquelas instalações reclamando o cumprimento dos seus direitos.  Esse ataque sofrido pelos companheiros foi cometido pelas hordas fascistas dirigidas pelo golpista Michelletti Baín.

2-Que a violenta desocupação das instalações do INA pelo exército e pela polícia viola o Artigo número 557 do Código de Trabalho.

3-O SITRAUNAH exige que o governo de Michelletti Baín ponha em liberdade imediata os 60 trabalhadores e camponeses que mantém prisioneiros, produto da violenta desocupação de tais instalações.

4-Esta ação repressiva do governo golpista do senhor Roberto Michelletti Baín está disposta no Decreto Executivo Inconstitucional No. PCM-M-016-2009, emitido por este senhor e posto em prática sem que tivesse sido levado à apreciação do Congresso Nacional, o que viola a Constituição da República, pelo qual o senhor Michelletti Baín e o seu ilegal gabinete incorreram em responsabilidade penal, civil e administrativa ao expulsar violentamente e prender 60 companheiros, trabalhadores e camponeses.

5-Exortamos o nosso povo e os demais povos do mundo a condenar tal ato selvagem e a exigir a imediata liberdade e o respeito aos direitos humanos dos companheiros detidos, que foram acusados de sedição, sem nenhuma base jurídica.

Pela liberdade dos companheiros, trabalhadores e camponeses, detidos pelo governo fascista de Michelletti Baín!

Pelo respeito aos direitos humanos de tais companheiros!

Pelo julgamento pela Corte Penal Internacional do Senhor Golpista Roberto Michelletti Baín e o seu gabinete de desgoverno!

Pela restituição da Ordem Constitucional!

O Povo Unido jamais será vencido!

Tegucigalpa, SITRAUNAH

1 outubro de 2009