internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

Nota da Rel-UITA ao

golpista hondurenho

Roberto Micheletti

 

 

 

 

Regional Latino-Americana
União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação,
Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

Montevidéu, 17 de julho 2009

 

 

Senhor Roberto Micheletti

 

 

Dirigimo-nos ao senhor, representando nossas 375 organizações filiadas em 120 países, para expressar nosso repúdio e por estarmos alarmados diante dos fatos ocorridos ultimamente, particularmente os relacionados com os assassinatos do jornalista Gabriel Fino Noriega, baleado no dia 3 de julho passado, quando saía de um dos jornais para os quais trabalhava, do jovem Isis Obed Murillo, mortalmente ferido nas proximidades do aeroporto no domingo 5 de julho passado, e de Roger Bados, ex dirigente sindical e ativista da resistência, perpetrado no  sábado 11 de julho passado, em San Pedro Sula.

 

Nossa Internacional está obtendo mais informações sobre a morte de Bados, o qual teria sido assassinado por um grupo de pessoas mascaradas, no pior estilo dos tristemente célebres "esquadrões da morte" que assolaram Honduras nas décadas de 70 e 80.

Por outro lado, rechaçamos completamente as diversas formas de amordaçamento que estão pretendendo impor aos meios de comunicação que não são servis ao governo de fato.

 

Há vários dias os jornalistas estrangeiros têm sido “visitados” em seus hotéis pelas forças de segurança. Correspondentes da Telesur, Reuters, VTV da Venezuela, entre outros, foram detidos durante várias horas em sedes policiais. No fim de semana passado, segundo nos informaram nossas fontes, novamente as equipes da Telesur e da VTV foram desalojadas de seus respectivos hotéis e intimadas a abandonar Honduras o mais cedo possível.

 

Por estas razões, e porque temos a certeza de que o povo hondurenho continuará expressando sua oposição ao golpe de Estado de maneira pacífica nas ruas e estradas do país, estamos muito temerosos de que o governo esteja montando uma escalada repressiva, para a qual não quer testemunhas.

 

Este tem sido o modus operandi tradicional das ditaduras latino-americanas de viés fascista -como as que parecem inspirar esta que o senhor encabeça ao derrubar o presidente José Manuel Zelaya- que consiste em fabricar incidentes e auto-atentados para justificar a violência indiscriminada e o terrorismo de Estado.

 

A presença e a liberdade de trabalho dos meios de comunicação não só implica no exercício do direito a informar e a estar informados, mas também, nas atuais circunstâncias, representa uma garantia de segurança coletiva e individual para o povo hondurenho.

 

Informamos-lhe que estamos preparando um chamamento a todas as instituições e personalidades intervenientes nesta situação, para que apoiem ativamente com palavras, mas também com fatos, a permanência dos meios internacionais de comunicação em Honduras, assim como a segurança pessoal das equipes de jornalistas que informam ao mundo o que está acontecendo.

 

Não pode haver diálogo, nem sequer mediação alguma, enquanto um povo estiver sendo mantido como refém e ameaçado por armas, e a imprensa internacional estiver sendo amedrontada e expulsa do país.

 

Só os espúrios temem a verdade.

 

 

LIBERDADE PARA HONDURAS!

 

 

 

Gerardo Iglesias

Secretário regional UITA

 

 

 

 

CC. Organização dos Estados Americanos (OEA) | Anistia Internacional │ Human Right │ Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC)  │ Federação Internacional de Jornalistas (FIP) │ Organização Internacional do Trabalho (OIT) │ Força Sindical Brasil │ Central Única de Trabalhadores (CUT - Brasil) │ PIT–CNT (Uruguai) │ Associação da Imprensa Uruguaia (APU) │ Central Unitária de Trabalhadores (CUT - Colômbia) │ Central Geral de Trabalhadores do Peru (CGTP) │ Central de Trabalhadores da República do Panamá (CTRP) │  Confederação Sindical das Américas (CSA) │ Confederação Sindical Internacional (CSI) │ U.S. Labor Education in the Americas Project (USLEAP)  │ Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL) │ Central Geral do Trabalho (CGT–Argentina) │ Federação Internacional de Trabalhadores do Têxtil, Vestuário e Couro (FITTVC) Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH – Brasil) │ Centro da Mulher Peruana Flora Tristán │ Global Labour International (GLI-Suíça) │ Comissões Obreiras (CCOO-Espanha) │ União Geral dos Trabalhadores (UGT-Espanha) │ UITA – Secretaria Geral.

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

 

 

+ INFORMACIÓN

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905