internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

URGENTE – ÚLTIMA HORA

 A ditadura desencadeia feroz repressão em Tegucigalpa

 

 Carlos Reyes, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Bebidas e Similares (STIBYS) e membro do Comitê Mundial da UITA, foi detido e levado para um hospital com graves golpes na cabeça e um braço quebrado.

 

Ao meio-dia de Honduras, enquanto as organizações sociais se manifestavam pacificamente na região norte de Tegucigalpa, as forças combinadas do Exército e da Polícia desencadearam uma feroz repressão em massa, o que parece ser um claro giro estratégico na política do regime de fato em relação às manifestações de resistência. As informações são de que a repressão está se focalizando, principalmente, contra os principais dirigentes da resistência.

 

Outros integrantes do STIBYS também foram espancados e vários continuam detidos.

 

Juan Barahona, coordenador do Bloco Popular e membro da Frente Nacional Contra o Golpe de Estado, foi espancado e está detido na Delegacia Policial de Belém junto com outros dirigentes.

 

Roger Vallejo Soriano, professor, de 38 anos, foi ferido a bala na cabeça e se encontra em estado grave. Há outros feridos a bala.

 

Os depoimentos obtidos, e difundidos ao vivo pela Radio Globo de Honduras, denunciam a existência de uma quantidade considerável de feridos e detidos.

 

A Rel-UITA faz um apelo a todas as organizações filiadas para que fiquem alertas e atentas à iminente campanha de apoio e solidariedade com as organizações filiadas em Honduras, seus dirigentes e com o povo hondurenho ferozmente reprimido.

 

 

 

Rel-UITA

   30 de julho de 2009

 

 

 

+ INFORMACIÓN

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905