Brasil

Contracs pede à Primeira Dama revogação

de legislação que permite abertura do comércio aos domingos

 

 

Na abertura da Festa da Uva (no último dia 20 de fevereiro), em Caxias do Sul a Secretária da Mulher da Contracs, Abgail Pereira, juntamente com Ivanir Andreis e Lucilene Moro entregaram uma carta para a 1ª Dama, Marisa Letícia Lula da Silva, com o objetivo de pedir apoio para a revogação do artigo 6º da Lei 10.101, que oficializou a livre abertura do comércio aos domingos.
Na oportunidade Dona Marisa recebeu gentilmente a comissão de mulheres e reafirmou sua opinião "domingo é dia da família", comprometendo-se a responder brevemente.

 

No documento entregue vários aspectos do problema foram destacados, particularmente as dificuldades impostas às mulheres comerciárias pela livre abertura do comércio, decorrentes da questão de gênero. Outros fatos que atingem toda a categoria também foram abordados, tendo em vista que a liberação do trabalho aos domingos não veio acompanhada de nenhum direito. Pelo contrário, ao estabelecer a compensação simples da jornada de trabalho, retirou-se o adicional de hora extra e o direito ao repouso semanal remunerado aos domingos, condição que vigorava para a profissão desde 1932.

 

Uma pesquisa do DIEESE/SEAD.PED - realizada nas principais capitais brasileiras – também consta no documento. O Dieese constatou que a partir da livre abertura do comércio aos domingos os trabalhadores do setor desenvolveram uma jornada semanal de até 48 horas, sem compensação financeira. A extensa jornada de trabalho acarreta o aumento das doenças ocupacionais, impede o convívio familiar e dificulta o acesso ao lazer e ao estudo.

 

Outro problema é a redução salarial. O salário médio da categoria sofreu significativa redução, nas mesmas regiões, atingindo índices superiores a 20%. Para completar a exploração, os empregos prometidos nunca se concretizaram. Ao contrário, em importantes capitais como Salvador, Porto Alegre e São Paulo ocorreram reduções da participação do setor no total de postos de trabalho.

 

A carta finaliza solicitando à Primeira Dama que interceda junto ao Presidente Lula e ao Sr. Ministro do Trabalho, no sentido de adotar medidas concretas para a revogação da livre abertura do comércio aos domingos, manifestando a confiança da Contracs na sensibilidade em relação aos problemas sociais e na expressiva liderança de Dona Marisa no cenário político nacional.
 

 

CONTRACS

SECRETARIA DE MULHERES

1º de março de 2004

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905