Brasil

8 de março,
Dia Internacional
da Mulher

 

Como sabemos, desde a segunda metade do século XVIII as grandes transformações ocorridas no processo produtivo resultaram na Revolução Industrial e trouxeram uma série de reivindicações. A mulher inserida no mundo da produção, como forma de baratear os salários foi obrigada a conviver com jornadas de trabalho que chegavam até 17 horas diárias.

 

Foi no auge das manifestações pela Redução da Jornada de trabalho que 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova Iorque, cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito de uma jornada de 10 horas. A repressão da polícia fez com que as operárias se refugiassem nas dependências da fábrica, quando então patrões e policiais trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Naquele 08 de março de 1857 as tecelãs morreram carbonizadas.

 

Durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, a famosa ativista pelos direitos femininos Clara Zetkin propôs que o 8 de março fosse declarado como Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs. Em 1911 mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa e a partir desse movimento a data começou a ser comemorada no mundo inteiro.

 

A importância da redução da jornada para as mulheres, mesmo depois de passados 151 anos da primeira greve de mulheres norte-americanas, entre outras cláusulas, está destacada na "Pauta Unificada" a ser protocolada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no próximo dia 07 de março às 10horas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Ratificando a importância deste Ato vamos intensificar a coleta de assinaturas para a Campanha Nacional pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário.

 

O tema designado para 2008 é: "Gênero e Trabalho Decente" o qual engloba a questão da Campanha Nacional defendida pelas seis Centrais Sindicais.

 

As comemorações no dia 08 de março/2008 serão realizadas especificamente por categorias.

 

 

En São Paulo, Neuza Barbosa de Lima

Rel-UITA

3 de março de 2008

 

 

* Secretaria da Mulher Força Sindical / Membro do Comitê Mundial da UITA

 

 Volver a Portada

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905