Brasil

Fetag/PI lança Marcha

das Margaridas no estado

 

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Piauí (FETAG-PI) realizou nesta quinta-feira (21) o lançamento oficial da Marcha das Margaridas. A cerimônia aconteceu no Centro Diocesano Socopinho, durante o Conselho Deliberativo da Fetag/PI. O evento teve a participação da coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e vice-presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmem Foro. A Marcha deve reunir 50 mil mulheres de todo o País para cobrar o combate à fome, à pobreza e a violência sexista, além de outras políticas voltadas para a mulher do campo.

 

A Coordenadora Estadual de Mulheres da FETAG-PI, Rosalina Rodrigues da Silva, informou que cerca de 1.500 mulheres do Piauí participarão da Marcha das Margaridas, que acontecerá em Brasília no mês de agosto de 2007.

 

Conselho Deliberativo

 

O Conselho Deliberativo da FETAG-PI começou na quarta-feira (20), no Centro Diocesano Socopinho.  Participam do encontro mais de 180 lideranças do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Piauí. O encontro avalia as ações desenvolvidas em 2006 e prepara o planejamento das atividades que serão desempenhadas no primeiro semestre de 2007.

 

Entre os diversos assuntos em discussão, está a possível participação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Piauí no governo estadual. Foram indicados os nomes de Adonias Higino, Joaquim Cardoso, Osvaldo Moura e Edmilson Abreu para ocupar órgãos voltados ao meio rural.

 

A Marcha das Margaridas é um movimento realizado a cada três anos. O evento recebeu esse nome em homenagem a Margarida Alves, uma trabalhadora rural que foi assassinada na década de 80 em Alagoa Grande, na Paraíba, porque lutava pelo acesso à terra para trabalhar. O crime ainda está impune.

 

CONTAG

27 de dezembro de 2006

 

Volver a Portada

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905