Brasil

Fetag/RS lança Marcha das Margaridas estadual

 

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), através da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizou nos dias 10 e 11 de agosto o VI Seminário Estadual de Mulheres Dirigentes Sindicais, ocasião em que houve o lançamento estadual da Marcha Nacional das Margaridas, que ocorrerá em agosto de 2007, em Brasília, bem como homenagens alusivas à morte de Margarida Alves.

O seminário teve como pauta o resgate da caminhada das mulheres dirigentes sindicais, a análise do crescimento das mulheres nas diretorias dos sindicatos, a abordagem do cooperativismo atual e o que queremos, uma reflexão sobre a violência contra a mulher, um relato da experiência feminista de uma pesquisadora mexicana e o lançamento da Marcha das Margaridas.

Ao mesmo tempo, foi realizado um resgate histórico da caminhada das mulheres por Maira Bottega, presidente do STR de Catuípe, e pelo presidente da Fetag/RS, Ezídio Pinheiro, que teve por objetivo situar as novas lideranças, bem como demonstrar as lutas, as dificuldades e as vitórias das trabalhadoras rurais no movimento sindical. Também a coordenadora estadual, Elisete Hintz, demonstrou a importância da definição de cotas no MSTTR e como avançou a participação das mulheres nas diretorias dos sindicatos.

Elisete acredita que a reflexão agora é de que espaços essas mulheres estão ocupando e até que ponto elas estão conseguindo incluir suas propostas e idéias e com isso melhorar, a partir dos problemas sentidos e vividos. Já a participação da coordenadora Nacional de Mulheres, Carmem Foro, reforçou a importância das trabalhadoras rurais estarem participando, se preparando e buscando seus espaços nas diretorias dos sindicatos. Carmem falou, ainda, do significado da marcha para as trabalhadoras rurais, as propostas e os desafios.

O evento contou com a participação de 260 mulheres dirigentes e apontou encaminhamentos do que fazer para organizar e estar presente na marcha em Brasília, das estratégias da participação mais ativa das trabalhadoras nas cooperativas de crédito e de produção, bem como de aprofundar as reflexões sobre as mulheres nas diretorias dos STR´s, nas Federações e na CONTAG
 

Agência CONTAG

30 de Agosto de 2006

 

 

Volver a Portada

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905