Brasil

    EN DIÁLOGO
+ INFO

Com Alessandra da Costa

 

Já começou a Marcha das Margaridas 2011!

 

Mulheres do campo e da floresta vindas de todos os pontos cardiais se encontram no Parque da Cidade, em Brasília, onde estão se concentrando para a grande manifestação de amanhã, ponto culminante da Marcha das Margaridas 2011. Neste contexto, o Sirel dialogou com Alessandra da Costa, vice-presidenta da CONTAG e responsável pelas Relações Internacionais dessa organização.

 

-Como estão sendo concluídos os preparativos para a marcha de amanhã?

-As expectativas são muito boas. Já chegaram quase todas as delegações. Esperamos que com as que forem chegando esta noite conseguiremos reunir mais de 100 mil mulheres na capital do Brasil. Amanhã de manhã estaremos fazendo a nossa grande manifestação na sede do Congresso.

 

Durante a manhã de hoje tivemos várias oficinas sobre temas relacionados com as reivindicações da Marcha.

 

Neste momento está começando o ato de abertura oficial da Marcha das Margaridas, e à noite teremos uma atividade cultural com espetáculos populares.

 

-Como será a agenda de amanhã?

-Bem cedo estaremos marchando pelas ruas de Brasília para realizar um grande ato em frente ao Congresso. Em seguida, voltaremos para cá, onde estamos concentradas, e temos a expectativa de receber a presença de nossa presidenta, Dilma Rousseff, que virá responder sobre os pontos da nossa plataforma de reivindicações.

 

-Como foi feito o processo prévio de negociação com o governo?

-Durante os últimos 30 dias nos reunimos com todos os Ministérios envolvidos em nossas reivindicações, e através deles fizemos chegar até a presidenta Dilma quase 200 pontos reivindicatórios, na esperança de serem considerados no momento da elaboração das políticas públicas para a agricultura e as mulheres rurais nestes próximos quatro anos de governo.

 

Estamos aqui não só para comemorar a eleição de uma Presidenta mulher pela primeira vez no Brasil, mas principalmente para trazer a ela as nossas reivindicações e orientações sobre quais políticas são as necessárias para as mulheres do campo.

 

-Há uma grande presença internacional aí...

-Sim, temos uma grande delegação da Rel-UITA, também da Coordenação de Organizações de Produtores familiares do MERCOSUL (COPROFAM) e da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e o Caribe (REDE LAC). É muito importante para nós podermos receber a experiência das mulheres latino-americanas, trabalhadoras da cidade e do campo, e que elas tenham a experiência de participar nesta grande Marcha das Margaridas 2011.

 

Temos muitas reivindicações em comum com as mulheres da América Latina, como o combate à violência contra as mulheres, a luta pelo acesso à terra, à saúde e à educação, entre outras.
 

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín

Rel-UITA

 17 de agosto de 2011

 

 

 

*Produção Jornalística, em Brasília: Wilson Marx

Foto: Rel-UITA
 

Más Información

 

 Volver a Portada

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905