Brasil

Secretária Especial das Mulheres

recebe comissão da CONTAG

 

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) reuniu-se na manhã desta quarta-feira (12) com a titular da Secretaria Especial de Políticas  para as Mulheres, ministra Nilcéia Freire. No encontro, ela prometeu empenho para ajudar a CONTAG na articulação das proposições contidas na pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2006, sobretudo no que se diz respeito à aprovação do Projeto 4559, que tramita no Senado Federal. A proposta, cuja relatora é a senadora Ana Júlia Carepa, cria mecanismos para eliminar a discriminação e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na terça-feira (11), o presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu oficialmente uma cópia do documento, que representa as aspirações de todas as trabalhadoras rurais pelo Brasil. A pauta foi elaborada pela Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG. Segundo a coordenadora da comissão, Carmem Helena Foro, o encontro serviu para recolocar ao governo as questões que envolvem os direitos das trabalhadoras rurais, como a igualdade de condições no campo. Para ela, o documento atesta, sobretudo, que as mulheres estão perseverantes e abertas ao debate.


A agenda da CONTAG na promoção da pauta é vasta. Além de visitar cada ministério, a meta da confederação é articular compromissos. “Não se trata apenas de entregar a pauta. A idéia é demarcar politicamente a importância do Grito da Terra Brasil 2006, que acontece em Brasília no mês de maio”, declarou Carmem Foro.

Violência


A Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG estuda uma seqüência de mobilizações necessária a sensibilizar a classe política para a importância de coibir a violência no campo na qual as trabalhadoras rurais figurem como vítimas. Já está confirmada a ampliação para as 24 horas do dia do serviço de denúncias de maus-tratos oferecido pela Secretaria. As ligações continuarão a ser gratuitas.

Atualmente, o atendimento pelo número 180 funciona das 7h às 18h40, de segunda a sexta-feira. O número funciona para todo o Brasil, e a ligação pode ser gerada de qualquer telefone público. Segundo Carmem Foro, os sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais (STTR’s) têm se destacado como os parceiros mais importantes na defesa das mulheres agricultoras.


 

AGÊNCIA CONTAG DE NOTÍCIA

12 de abril de 2006

 

Volver a Portada

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905