Brasil   26 CONGRESSO DA UITA

     

Com Neuza Barbosa de Lima
Um excelente trabalho
da Rel-UITA

         

 

De 15 a 18 de maio, ocorreu em Genebra, Suíça, o 26º Congresso da UITA que contou com a participação de aproximadamente 500 delegados e delegadas de todo o mundo. Sirel dialogou com Neuza Barbosa de Lima, eleita titular do Comitê Executivo Mundial, para conhecer a sua avaliação sobre esta atividade tão importante.


 

“Foi muito positiva - disse a dirigente sindical - especialmente a Conferência da Mulher que teve lugar poucos dias antes do Congresso, nos dias 12 e 13 de maio, onde, entre outras questões, discutimos a ampliação dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras domésticas, um trabalho que está sendo protagonizado pela UITA.

 

Neste sentido, nós avaliamos a tarefa que está sendo feita pelos diferentes países sobre o tema, bem como a influência sempre positiva da nossa Internacional para dar visibilidade à trabalhadora do lar”.

 

No Brasil, está sendo desenvolvido todo um trabalho para que seja ratificado o Convênio 189 da OIT sobre Trabalho Decente para as Trabalhadoras do Lar.

 

De acordo com Barbosa, foram pautadas reuniões entre representantes do governo federal e da Federação das Trabalhadoras Domésticas, que representam os diferentes sindicatos do setor, coordenadas pela deputada Benedita da Silva.

 

"Se por um lado, ainda existe no país uma grande resistência por parte dos empregadores em ampliar a margem dos direitos trabalhistas, estou confiante de que, através do trabalho que foi desenvolvido a partir de diferentes campos, especialmente da Secretaria da Mulher do governo federal e da UITA, no médio prazo o Brasil seguirá os passos do Uruguai e ratificará o Convênio 189.

 

Perguntada sobre sua participação no 26º Congresso da UITA a dirigente enfatizou: "Foi um momento em que eu me senti realmente orgulhosa de pertencer à Regional Latino-Americana, pela participação dos delegados e delegadas que nos representaram, e pelas exposições do trabalho feito pelos filiados da regional que foi de excelente qualidade”, concluiu.

 

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

1 de junho de 2012

 

 

 

 

Foto: Rel-UITA

 Volver a Portada

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905