Brasil

28 de Abril

Dia Mundial em Memória das vítimas

de acidentes e doenças do trabalho

O Trabalho dignifica, mas também

danifica o homem

 

 

 

O Trabalho dignifica, mas também danifica o homem. Quando você tiver acabado de ler este parágrafo, alguém pode ter sido vítima da própria atividade profissional.

 

Segundo dados da Previdência Social, em 2007 foram registrados 653.090 acidentes e doenças do trabalho. Este número, que já é alarmante, não inclui os trabalhadores autônomos e as empregadas domésticas.

 

Ou seja, em 2007, no Brasil, ocorreu cerca de 1 morte a cada 3 horas, motivada pelo risco decorrente dos fatores ambientais do trabalho e ainda, cerca de 75 acidentes e doenças do trabalho reconhecidos a cada 1 hora na jornada diária. Em 2007, em média 31 trabalhadores/dia não mais retornaram ao trabalho devido a invalidez ou morte.

 

Neste instante, pessoas podem estar sendo mutiladas, soterradas ou levando choques de alta voltagem, caindo de andaimes, sentindo dores intensas nos braços e ombros ou, literalmente, morrendo de cansaço num canavial. O aumento da produção do álcool anidro e hidratado tem gerado fabulosos lucros para os usineiros –alguns deles heróis, segundo o Presidente da República. Mas, tem provocado doenças e mortes entre os trabalhadores.

 

E a conta de tudo isso quem paga somos nós! Segundo dados da Previdência Social, em 2008, o Brasil gastou R$ 46 bilhões com benefícios devido a acidentes e doenças do trabalho, aposentadorias especiais decorrentes das condições ambientais do trabalho, além de despesas operacionais do INSS e na área da saúde e afins.

 

O Sindicato da Alimentação de Limeira continuará a defender e cobrar mais investimentos privados e públicos na saúde e na segurança dos trabalhadores. Mas, sabemos que existem alguns empresários que “choram” toda vez que se fala em investir na qualidade de vida daqueles que realmente geram a riqueza, os trabalhadores. Enquanto isso, famílias continuam chorando os seus, que durante o trabalhado morreram.

 

 

  

 

 

Para lembrar:

 

Em 28 de abril de 1969 a explosão de uma mina no estado de Virgínia (Estados Unidos) matou 78 trabalhadores. A tragédia marca a data como o dia Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Em 2003 a Organização Internacional do Trabalho adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. Em maio de 2005, no Brasil, a data foi instituída nacionalmente. A causa é lembrada todo ano no país, por eventos e manifestações organizadas por entidades sindicais e ligadas ao mundo do trabalho.

   

STIA - Limeira

28 de abril de 2010

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905