Brasil  | SINDICATOS

Com Rosecleia Maria de Castro

Primeiro Seminário sobre Saúde

e Segurança no Trabalho

“A saúde e a segurança

não se vendem”

 

A Federação de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP) e a Associação em Defesa do Trabalhador no Ramo da Alimentação de São Paulo e Vítimas de Acidentes e Moléstias Profissionais (ATRA) organizaram o primeiro Seminário Estadual sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

 

A atividade se desenvolveu nas instalações da Federação, no dia 31 de julho passado, onde participaram representantes de 47 sindicatos. Sirel dialogou com Rosecleia Maria de Castro, secretária da ATRA, que avaliou esta jornada.

 

-Como surgiu a ideia de realizar este seminário?

-A Associação (ATRA), que faz parte da Secretaria de Saúde da FETIASP, pretende contribuir para a obtenção de um meio de trabalho adequado, melhorando as condições de trabalho, o que é uma preocupação muito sentida em nossas organizações. Nesta perspectiva realizamos o seminário.

 

Melquíades Araújo, presidente tanto da ATRA como da Federação, me encarregou a tarefa de gerenciar uma atividade com o objetivo de mapear as principais problemáticas e riscos que afetam a saúde mental e física dos trabalhadores e trabalhadoras.

O propósito é informar e conscientizar que a saúde e a segurança não se vendem e que trabalhar em um ambiente seguro, é um direito.

 

-Como pretendem instrumentar o plano de tarefas proposto pela ATRA?

-Deste seminário surgiu a resolução de formar uma comissão de acompanhamento. Esta comissão trabalhará conjuntamente com cada um dos sindicatos com o propósito de informar e conscientizar os seus membros de que a saúde e a segurança não se vendem e que trabalhar em um ambiente seguro é um direito.

 

-Qual é a sua avaliação desta atividade?

-Foi um encontro muito positivo, com uma grande participação. Dos 57 sindicatos afiliados, participaram 47 e, entre eles, contabilizamos a presença de 45 presidentes, quer dizer que o assunto interessa, e muito, às nossas lideranças.

 

No total foram 120 pessoas, que foram embora encantadas com o trabalho exposto pela doutora Maria Lídia Vicente, médica perita do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) da cidade de Presidente Prudente e do secretário de Saúde e Seguridade da Força Sindical, João Scaboli.

 

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

23 de agosto de 2012

 

 

 

  

Foto: FETIASP

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905