Brasil

Denunciadas condições de trabalho na indústria da alimentação

 

 

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias e representantes dos trabalhadores da indústria de alimentação entregaram ao Presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, nesta quarta-feira, um documento exigindo a normatização da atividade. A entrega do documento aconteceu após o término da audiência pública proposta pela deputada federal, Luci Choinacki (PT), que debateu esse tema depois de ter recebido denúncias de violação de direitos humanos e das precárias condições de trabalho em grandes empresas do setor.

 

O documento destaca a importância da criação de normas que regulem o ritmo de trabalho no setor avícola, especialmente em relação a velocidade das nóreas (correia de transmissão que regula o ritmo de trabalho no processo de industrialização de carnes) e a redução da jornada de trabalho para seis horas, como forma de reduzir a exposição dos trabalhadores à atribulações decorrentes desse tipo de trabalho.

 

O presidente da Contac (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação), Siderlei Oliveira, destacou durante a audiência que houve um aumento da carga horária dos trabalhadores devido ao crescimento das exportações de carne. Segundo ele, a maioria desses trabalhadores são mulheres e o número de doenças do trabalho tem se agravado chegando até a mutilação. O Procurador Geral do Trabalho de Santa Catarina, Egon Koerner Júnior, destacou que em 1999 foram registrados 653 mil auxílios-doenças no Brasil. Em 2003 esse número aumentou para 1 milhão e 371 mil casos.

 

“Precisamos encarar de frente a gravidade da situação e quebrar o silêncio desse problema no nosso país. Por isso, a Comissão de Direitos Humanos precisa ter uma ação firme com esta questão”, destaca Luci. A audiência encaminhou algumas propostas como a realização de audiências nos Estados onde há maior concentração desse problema e necessidade de marcar audiências com os Ministros da Saúde, Trabalho e Previdência Social.

 

Também participaram da audiência representantes de trabalhadores das indústrias de vários estados, o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Rinaldo Costa Lima, o médico sanitarista e do trabalho, Roberto Ruiz, do Sindicato e representantes dos Sindicatos de Alimentação.

 

ABC Digital

20 de diciembre de 2005

 

 Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905