Brasil - São Paulo

 

Os trabalhadores da Usina Iracema, localizada no interior do estado de São Paulo, são os únicos que ainda continuam as negociações salariais do período 2009 - 2010

 

O Sindicato da Alimentação de Limeira realiza mobilizações com a finalidade de alcançar um aumento real para estes trabalhadores. Sirel dialogou brevemente com Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores da Indústria da Alimentação e Afins (CNTA), que comentou sobre as reivindicações que pretendem alcançar.

 

-Por que não se chegou a um acordo na Usina Iracema?

-As demais empresas do setor já chegaram a um acordo salarial. Na Usina Iracema continuamos negociando porque consideramos que o aumento oferecido para o setor no Estado é insuficiente. O que buscamos é um aumento real, já que os demais chegaram a um acordo de aumento baseado unicamente no índice da inflação.

 

-Em que etapa vocês estão atualmente?

-Já consumimos mais de um mês de negociações, mas não avançamos e, por isso, estamos realizando Assembleias diante da fábrica, como forma de pressionar a empresa a conceder um aumento salarial de 6,5 por cento, que é o que reivindicam os trabalhadores e, além disso, outro ponto importante, que os sábados passem a ser considerados dias de descanso para os cortadores de cana, direito já adquirido pelos trabalhadores da indústria na entressafra.

 

- Quando haverá uma nova reunião com a empresa?

-Aguardaremos até a próxima semana para nos reunirmos com os diretores da Usina Iracema, para ver se há progressos na proposta salarial e, dependendo dos resultados deste encontro, o Sindicato convocará novas assembleias para decidir que caminho tomar.

  

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

23 de julho de 2009

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905