azúcar

Enviar este artículo por Correo Electrónico  

  Brasil

 

Começa fiscalização nos canaviais

na região de RP

Irregularidades encontradas vão desde falta de equipamentos e de bancos em ônibus

 

O Ministério do Trabalho e o Ministério Público começaram a fiscalizar os canaviais na região de Ribeirão Preto nesta terça-feira. Os fiscais foram conferir se a legislação de segurança e saúde está sendo cumprida pelas usinas. No primeiro dia, várias irregularidades foram constatadas durante o serviço dos cortadores de cana.

Na região de Guariba, a documentação de um grupo de trabalhadores foi conferida pelos fiscais, mas a primeira irregularidade foi encontrada em um dos ônibus, que não tinha barraca. O item é exigido para que os cortadores descansem na sombra. Um outro veículo tinha a barraca, mas não havia lugares para sentar. Também não havia água refrigerada e, no lugar do banheiro tinha apenas um buraco no chão.

A falta de reposição de equipamentos de segurança foi um dos problemas mais graves encontrados pelos fiscais. São protetores de perna, da cabeça, do pescoço e óculos, entre outros.

Todas as usinas do estado de São Paulo foram notificadas pelo Ministério Público em janeiro, para cumprir a legislação de segurança e saúde até o início da safra. Mas nos primeiros dias de fiscalização, foi constatado que a maioria das regras não é cumprida. As empresas responsáveis vão receber multa de até R$ 7 mil por item irregular, além da punição judicial.

As equipes também vão fiscalizar os alojamentos dos cortadores de cana. A fiscalização na região de Ribeirão Preto continua até sexta-feira.

 

 

EPTV Ribeirão

Enviado por Roberto Ruiz

25 de mayo de 2006

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905