azúcar

Enviar este artículo por Correo Electrónico  

  Brasil

Projeto para qualificar cortador de
cana está em fase final de elaboração

     

Uma comissão formada por representantes do Ministério do Trabalho, produtores de cana, usinas de açúcar e álcool e entidades representativas dos trabalhadores rurais terminará de elaborar, neste final de ano, projeto de qualificação profissional de cortadores de cana de todo o estado.

   

O desemprego desses trabalhadores, que já começou com a mecanização da colheita da cana, como previsto há quase 20 anos, tem de ser resolvido agora, a toque de caixa: pelo menos 170 mil cortadores de todo o estado ficarão sem trabalho diante do cumprimento do Protocolo Agro-Ambiental, assinado pelas usinas de açúcar e de álcool e pelo governo do estado, que acabará com as queimadas e conseqüentemente com o corte manual da cana. O fim da queima da palha da cana para áreas mecanizáveis foi antecipado para 2014 e em áreas não mecanizáveis, para 2017.

 

O projeto a ser implementado será anunciado no mês de fevereiro próximo, segundo informou o diretor regional da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Sérgio Prado, quando serão detalhadas as medidas que estão sendo estudadas. Mas já existe um consenso.

 

"Está sendo montado um projeto de qualificação dos trabalhadores que será desenvolvido em todas as regiões do estado, com a participação de toda a sociedade. Além do governo, da Unica, estão envolvidos segmentos da indústria, como o Senai.

 

Ribeirão Preto será um dos pólos do programa a ser aplicado em todas as regiões. E em fevereiro vamos detalhar quantos programas serão, o tempo de duração e o conteúdo deles. O objetivo é criar vagas em outras atividades da indústria, na área de fornecedores do setor e serviços. Se você já tem um empregado no setor, é preferível que ele seja qualificado para novas funções na mesma empresa", diz Prado.

 

Alcimir Carmo

I-Sindical

22 de diciembre de 2008

  

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905