sectores

Frigoríficos

Enviar este artículo por Correo Electrónico                          

    Brasil  

 

Com Siderlei de Oliveira

Trabalhadores avícolas preocupados com a situação

da transnacional Doux

 

Sirel conversou com Siderlei de Oliveira, presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CONTAC), que falou sobre a sua preocupação com a possível perda de postos de trabalho

 

-Qual é a situação que preocupa, de forma pontual, os trabalhadores com relação à Doux?

- A Doux, uma das maiores empresas avícolas da França, está atualmente passando por uma crise que levou a empresa à situação de quase falência no Brasil.

 

Apesar de no país a avícola divulgar resultados positivos, não conseguiu sair da crise nos demais países onde opera: França, EUA, Alemanha, Espanha e Portugal.

 

Os primeiros indícios da gravidade da situação, que estamos vivendo no país, é que a empresa parou de fornecer ração para os produtores de frango, o que causou uma significativa mortandade de aves.

 

Além disso, há mais de 4 meses que a Doux não paga aos produtores integrados, que produzem para ela.

 

- Quais são as perspectivas?

-Neste contexto de crise, onde se vislumbra uma falência, a CONTAC começou a se mobilizar.

 

Primeiramente investigando a situação real da transnacional avícola no mundo e, em seguida, tentando negociar os postos de trabalho que serão perdidos quando a filial brasileira falir ou, na melhor das hipóteses, for comprada por outra empresa.

 

No momento, mantemos reuniões permanentes com a empresa com a finalidade de garantir os direitos dos trabalhadores.

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

12 de janeiro de 2011

 

 

 

 

 

 

Nota do Autor: Segundo o Jornal do Comércio, o mercado especula os nomes da JBSFriboi e da Marfrig como possíveis compradores das fábricas da Doux em Montenegro e dos outros frigoríficos no estado do Rio Grande do Sul

 

Fontes ligadas ao setor avícola afirmaram que a JBS é o nome mais forte, a empresa divulgou recentemente o seu interesse pelas fábricas de abate de frangos no Brasil. Até agora, a transnacional possui filiais com esse perfil no México e nos Estados Unidos, após a aquisição da Pilgrim's Pride.

  

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905