sectores

Frigoríficos

Enviar este artículo por Correo Electrónico                          

    Brasil  

 

Estão sendo estudadas Normas Regulamentadoras para o Setor Avícola e de Frigoríficos
Haverá uma pausa de 10min para cada 50min trabalhados

 

Em 23 de novembro passado, em Brasília, houve a reunião da Comissão Paritária que está elaborando o documento sobre as Normas Regulamentadoras (NR) do Setor Avícola e de Frigoríficos. Foi realizado um balanço do que foi feito até agora e se concluiu que é importante que haja progressos, mesmo que o documento ainda não esteja completo e ainda falte trabalho por fazer.
 

-Que decisões foram tomadas nesta reunião?
-Depois de revisar o que foi feito, vimos que, apesar de existirem progressos, ainda há coisas a serem definidas. Outra reunião foi agendada para a segunda quinzena de fevereiro de 2011, com a esperança de se ter, então, um documento acabado e assim poder enviá-lo para a apreciação da Comissão Paritária, criada pelo governo para a aprovação das NR.
 
-Como continuará, depois, o processo de sua aprovação?
-Nesta Comissão "oficial” do governo federal, as RN das avícolas e dos frigoríficos do setor das Carnes já foram selecionadas como prioritárias para 2011, de modo que o exame deste assunto começará rapidamente, assim que o ano começar.
 
-Quais os aspectos das NR já estão negociados com as empresas?
-Estas normas regulamentam vários aspectos do trabalho nestes setores, especialmente o ritmo, as pausas, as condições de ergonomia no trabalho, entre outros.
 
De fato, um dos progressos mais importantes foi o fato de os empresários concordarem em colocar, dentro das NR, a obrigação de realizar pausas de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.Isso significa que a hora de trabalho do setor avícola terá 50 minutos em vez de 60.

 
A Ergonomia em todas as máquinas do setor será especialmente levada em conta, tendo em vista que as lesões, muitas vezes, são decorrentes do trabalho com as máquinas que estão projetadas para um lucro maior, mas não para um trabalho digno do ser humano.
 
-O que falta definir?
-Faltam umas quantas coisas, mas o que se destaca é que o trabalho realizado durante anos sobre esta questão pela CONTAC e pela UITA, já está sendo coroado por essas NR, fazendo com que todos os sacrifícios e a luta comprometida tenham valido a pena.

 
Nisto, a UITA teve um papel fundamental, uma vez que as suas denúncias e visitas colaboraram muito para sensibilizar os empresários, assim como as alianças e os trabalhos realizados junto à Federação da Alimentação da Finlândia (SEL).
 
Tudo isso contribuiu, de forma essencial, para se chegar a este momento, quando se está elaborando uma legislação para regular o trabalho nas avícolas do Brasil.

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín

Rel-UITA

14 de dezembro de 2010

 

 

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905