sectores

Frigoríficos

Enviar este artículo por Correo Electrónico                          

   Brasil │ DIREITOS HUMANOS

     
 

Trabalhadores dos frigoríficos participam em massa no ato da Avenida Paulista

 

 

 

 

Para enfrentar a resistência das empresas e pressionar pela aprovação da NR dos frigoríficos, a CONTAC e seus Sindicatos e Federações filiados fizeram um grande ato em plena Avenida Paulista, em frente à FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP), maior entidade empresarial do Brasil.

 

Os trabalhadores representavam vários estados onde estão instalados os grandes frigoríficos brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio de janeiro, São Paulo, Goiás e Espírito Santo.

 

Ato tem grande repercussão

na imprensa

 

No mesmo dia já houve grande repercussão na imprensa, o que era um dos grandes objetivos do movimento. Com bandeiras da CONTAC, da CUT, da Rel-UITA e dos sindicatos e federações, os trabalhadores divulgaram para os jornalistas ali presentes os casos reais de lesões, comprovando assim a epidemia de LER existente no setor.

 

Os depoimentos foram dados por homens e mulheres vítimas de tendinite, bursite, síndrome de túnel do carpo, etc. Um grande número já passou por cirurgias e afastamentos do trabalho, e muitos já não puderam mais voltar a trabalhar.

 

Recado aos empresários

 

José Modelski Júnior, Secretário Geral da CONTAC, manifestou que “não iremos abrir mão dos pontos principais que impactam a NR e que são as pausas, a redução  do  ritmo  de  trabalho  e  o  controle  pelos próprios trabalhadores da aplicação da NR”.

 

Segundo o Presidente da CONTAC, Siderlei Oliveira, “O ato foi um sucesso atingindo todos os seus objetivos. Além da grande participação, do visual e dos depoimentos dados pelos próprios trabalhadores em plena Avenida Paulista, ficou bem claro o nosso recado aos empresários: ou a NR dos Frigoríficos  é  aprovada  com  os  pontos indispensáveis   aos   trabalhadores, ou haverá paralisação do setor em todo o país.

 

O ato foi o primeiro passo na pressão pela aprovação da NR, mas nos próximos dias haverá uma delegação de dirigentes sindicais que participará do Congresso Mundial da UITA em Genebra, onde irá apresentar a realidade dos trabalhadores do setor frigorífico brasileiro”.

 

 
 
 

Em São Paulo, Siderlei de Oliveira

Rel-UITA / CONTAC

30 de abril de 2012

 

 

 

 

Fotos: CONTAC

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905