sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

    Brasil

 

Com Artur Bueno de Camargo

"Começamos um processo de mobilização
e de ação contra as condições de
trabalho e os salários baixos”

 

Encontro Nacional de Frigoríficos

 

Uma concorrida reunião, realizada em São Paulo nos dias 23 e 24 de setembro, congregou numerosas organizações sindicais do setor frigorífico. A entidade anfitriã foi a Federação dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP) e seu presidente, Melquíades de Araújo. O Sirel conversou com Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional dosTrabalhadores na Indústria de Alimentação (CNTA) e integrante do Comitê Latino-Americano da UITA, para conhecer as conclusões da reunião.

 


-Qual foi o motivo desta reunião?
-Foi um Encontro Nacional do Setor Frigorífico com a participação da CNTA e da UITA. Fizeram parte deste intercâmbio oito Federações estaduais e 22 sindicatos de vários estados

 

Durante este Encontro, pudemos constatar que os problemas são idênticos em todos os estados. Falamos muito das condições de trabalho prejudiciais à saúde e humilhantes para trabalhadores e trabalhadoras, do grande número de individuos acometidos por LER/DORT* devido ao ritmo frenético de trabalho, analisamos os baixos salários e a excessiva rotatividade de pessoal, utilizada como um sistema para baixar os salários.

 

-Quais foram os resultados?
-Acho que a primeira conclusão é que precisamos dar início a um processo de ação que começa com a aprovação de uma Carta de São Paulo, apoiada por todas as entidades que participaram deste Encontro, que irá descrever qual é a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras neste setor de frigoríficos e  avícolas. Esta Carta será realmente uma linha de ação para as organizações sindicais.

 

Também se decidiu pela integração de um Comitê com dois representantes sindicais de cada Estado, cuja função será coordenar as ações junto com a CNTA e da UITA.

 

No próximo dia 7 de outubro, será realizada a primeira reunião deste organismo para começar a coordenar as ações a serem executadas, sendo a primeira delas uma grande mobilização nacional do setor, em 16 de outubro. Isto incluirá várias paralisações de, pelo menos, duas horas, e a distribuição de um grande número de panfletos para mostrar aos trabalhadores, e à sociedade em geral, as grandes dificuldades que estamos tendo para melhorar as condições de trabalho e a situação salarial do setor.

 

-Também foi aprovada uma campanha internacional sobre esta questão...
-Sim, além disso esta campanha internacional estará incluída na Carta de São Paulo. Queremos integrar esta campanha com as organizações sindicais de outros países, porque vemos que, permanentemente, estão sendo feitas fusões entre grandes empresas, o que sempre traz grandes prejuízos para os trabalhadores e trabalhadoras, porque, quando isso ocorre, são implementadas as reduções de custos que invariavelmente envolvem redução salarial.

 

-De fato, várias das principais empresas do setor são transnacionais de origem brasileira...
-É verdade. Neste setor está acontecendo a mesma coisa que ocorreu no ramo das cervejarias com o surgimento da AmBev e, posteriormente, da InBev. É por isso que devemos começar a globalizar a nossa luta sindical. Nessa reunião, eu disse que a economia já está globalizada, assim como o comércio e as comunicações, mas a luta sindical ainda não está. Assim, consideramos que o trabalho de integração e de divulgação internacional da informação, que está sendo feito pela UITA, é fundamental para lutar unificadamente com os trabalhadores organizados de outros países.

 

-Quais são as perspectivas neste contexto?
-Esperamos que até o final do ano, e no marco definido neste Encontro, já estejamos com nossos sindicatos e organizações totalmente mobilizados nacionalmente, para que no próximo ano possamos começar a intensificar a nossa luta.

 

 

 

 

São Paulo | 22 | setembro | 2009

Fotos: Claudinei Marta de Freitas y Gerardo Iglesias

 

Em São Paulo, Carlos Amorín

Rel-UITA

7 de outubro de 2009

 

 

 

más información


LER/DORT: Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios
                 Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905