sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

   Brasil

     
 

Con Siderlei de Oliveira

Norma Regulamentadora entra

à etapa de Consulta Pública

 

Na quarta-feira passada, 17 de agosto, a Norma Regulamentadora (NR) para o setor frigorífico, que está sendo promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Agroindústria (CONTAC), entrou à etapa de Consulta Pública. Sirel dialogou com Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, para conhecer a sua análise sobre este processo.

 

-O que é uma Consulta Pública de NR?

-Este sistema pressupõe que a NR permaneça 70 dias à consideração do público no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Após esse tempo, a norma volta para a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) para uma avaliação final do documento.

 

O mais importante é que esta norma propõe a redução do tempo de exposição a trabalhos insalubres, pausas durante o período de trabalho, para aqueles que executam tarefas repetitivas, e a redução do ritmo de trabalho nos frigoríficos.

O apoio da Secretaria Regional da UITA, através de sua Campanha Internacional, foi e continuará sendo decisivo para a dignificação do trabalho nas avícolas brasileiras.

 

Estamos mobilizando todas as organizações do país para que esta norma seja aprovada. Na terça-feira, 23 de agosto, haverá um encontro nacional em Curitiba (PR), a fim de discutir um plano de ação com todos os sindicatos que têm em sua base trabalhadores de frigoríficos, para ser utilizado nesta Consulta Pública.

 

-Que avaliação você faz deste processo?

-Eu não posso falar de uma avaliação pessoal porque isto transcende o individual, esta norma regulamentadora é aquela que teve a maior participação dos trabalhadores na história do Ministério do Trabalho, desde as suas origens até hoje.

 

Devo mencionar o importante e fundamental apoio da Rel-UITA, de Gerardo Iglesias e da Federação de Trabalhadores da Alimentação da Finlândia (SEL). Sem este apoio, o processo teria sido muito mais difícil.

 

O apoio da Secretaria Regional da UITA, através de sua Campanha Internacional, foi e continuará sendo decisivo para a dignificação do trabalho nas avícolas brasileiras.

 

-É possível falar de que se abriu um precedente neste assunto?

-Sem dúvida, porque nós mudamos a forma de debater este tipo de norma, que incide diretamente nas condições de trabalho dos trabalhadores.

 

Esta NR do setor frigorífico é um fato que, pessoalmente, me orgulha, porque contou com a participação dos trabalhadores em frigoríficos ao longo de todo o Brasil, desde o princípio.

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

23 de agosto de 2011

 

 

 

 

Fotos: CONTAC


Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905