Argentina

27 de setembro - Dia Mundial do Turismo

“Uma porta aberta para as mulheres”

 

Hoje é comemorada a vigésima oitava edição do Dia Mundial do Turismo das Nações Unidas, cuja finalidade principal é chamar a atenção do público sobre certos aspectos do setor. Para as organizações sindicais, é importante aproveitar esta jornada para pôr em evidência as preocupações específicas dos trabalhadores e, especialmente, das trabalhadoras.

Este ano, o lema escolhido para o dia foi “O Turismo, uma porta aberta para as mulheres”, sendo então oportuno analisar os pontos focais da problemática enfrentada pelas trabalhadoras de nosso setor.

 

Como bem sabe a maioria dos países do mundo, a porcentagem de mulheres que trabalham em hotéis, restaurantes, cafés, bares, casas noturnas, parques de diversões, casas de jogos, agências de viagens, empresas de turismo e outras atividades vinculadas ao turismo, é 50 por cento maior que em outras atividades.

 

Com bastante freqüência, o material publicitário destinado a promover o turismo usa a imagem da mulher, e os empregadores do turismo exploram sua força de trabalho.

 

Em alguns restaurantes, o critério de recrutamento depende mais da aparência física do que das qualificações profissionais e habilidades e, em certos casos, são estabelecidas exigências em matéria de vestuário cujo objetivo explícito é o de atrair o consumidor masculino.

 

A mulher geralmente ocupa os empregos menos qualificados. Se por um lado, as mulheres que trabalham neste setor são numerosas, poucas são aquelas que figuram nos níveis de hierarquia mais altos e, por conseguinte, são elas as primeiras vítimas das políticas de racionalização implementadas pelos empregadores. Mesmo assim, todos os estudos concordam que, em média, a remuneração de uma mulher continua sendo 20% menor do que a de um homem pelo mesmo trabalho.

 

Em muitas ocasiões as trabalhadoras de hotéis e restaurantes são obrigadas a trabalhar em horários incômodos, às vezes elásticos, com dias de descanso que não são os mesmos do resto da população. Sob estas condições, conciliar a vida profissional com a familiar e ainda a social é um desafio cotidiano, especialmente se as responsabilidades como pais não são compartilhadas e a mulher, além de exercer um trabalho assalariado, deve também assumir as responsabilidades da educação dos filhos e do trabalho doméstico.

 

As mulheres têm menos acesso à capacitação profissional. Em muitos casos esta formação deveria estar orientada para prepará-las para ocupar postos de responsabilidade ou, simplesmente, para melhorar suas habilidades ocupacionais.

 

O assédio sexual nos lugares de trabalho é um risco do qual as mulheres são as principais vítimas, especialmente se são jovens, se ocupam postos pouco qualificados e se estão em contato com os clientes. O medo de “criar problemas” e das eventuais conseqüências que isso pode ter sobre o emprego, faz com que, às vezes, não seja simples denunciar situações de assédio sexual.

 

Atualmente, os sindicatos contam a nível internacional com certos instrumentos que têm como objetivo responder à problemática de gênero no setor de hotéis, restaurantes e turismo:

 

·         Convênio 100 da OIT: sobre igualdade de remuneração.

 

·         Convênio 111 da OIT: sobre a discriminação (emprego e ocupação).

 

·         Convênio 156 da OIT: sobre os trabalhadores com responsabilidades familiares.

 

·         Convênio 171 da OIT: sobre o trabalho noturno.

 

·         Convênio 183 da OIT: sobre a proteção à maternidade.

 

·         Convênio 172 da OIT: sobre condições de trabalho em hotéis, restaurantes e estabelecimentos similares.

 

 

Além disso, na elaboração de legislações nacionais e negociações coletivas, vem sendo promovida a utilização das diretrizes que figuram na recomendação 179 da OIT e das conclusões da Reunião Tripartite sobre a Revalorização dos Recursos Humanos, o Emprego e a Globalização (2 a 6 de abril de 2001).

 

Neste dia, muitas organizações sindicais a nível mundial estarão sensibilizando sobre as oportunidades geradas pelo turismo, mas também sobre as atuais condições de trabalho penosas, mal remuneradas, carregadas de estresse e assédio moral, que as milhares de mulheres trabalhadoras sofrem em todo o mundo.

 

Em Buenos Aires, Norberto Latorre

© Rel-UITA

27 de setembro de 2007

 

Galería fotográfica de la actividad realizada en UTHGRA con motivo del Día Mundial del Turismo

Fotos: Nelson Godoy

 

artículos relacionados

19-7-2007   Argentina

Exitosa negociación de hoteleros y gastronómicos

Con Norberto Latorre, de UTHGRA | Por Carlos Amorín

6-7-2007   España
Queremos un turismo de calidad
Con Luis Arévalo Mandrión, secretario general de FECOHT CCOO

Por Gerardo Iglesias

5-6-2007 México – Puerto Vallarta
Contra la Macdonalización del empleo
Con Rafael Yerenas Zambrano

Por Gerardo Iglesias

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905