O Turismo enfrenta o desafio
das mudanças climáticas

 

As mudanças climáticas se transformaram no principal tema de preocupação a nível global. Hoje ninguém põe em dúvida sua existência, e sua incidência é avaliada por relatórios científicos, estudos econômicos, recebendo uma divulgação cada vez maior através de cobertura da mídia. Para o Turismo, as mudanças climáticas não são acontecimentos futuros, mas um fenômeno que já impacta o setor.

 

Hoje em dia são necessárias medidas urgentes no setor do Turismo para adaptar-se às instáveis condições do clima, adotando ações preventivas para enfrentar os futuros efeitos das mudanças climáticas, assim como minimizar o impacto que o turismo produz sobre o meio ambiente, gerando dessa forma um desenvolvimento sustentável para a atividade. 

 

Sob o lema "O Turismo enfrenta o desafio das mudanças climáticas", no próximo dia 27 de setembro, o Peru será o país anfitrião para as Américas do Dia Mundial do Turismo e realizará a próxima Assembléia Geral Ordinária da Organização Mundial do Turismo (OMT). O evento congregará os agentes públicos e privados interessados em contribuir com a evolução do planejamento e da ação do setor, apontando para uma sustentabilidade global.

 

O Turismo é um dos poucos setores que abrange uma completa gama de atividades econômicas e sociais e é um motor, de capital e emprego, essencial no mundo em desenvolvimento. No seu entorno trabalham desde guias turísticos até chefs de renome internacional, artistas, artesãos e artesãs, grande parte da aviação e do transporte mundiais, as indústrias do entretenimento e dos jogos de azar, entre muitas outras.

 

Vejamos somente alguns dados:

 

  • Em 2006, os ingressos devidos ao turismo internacional alcançaram 733.000 milhões de dólares, isto são 2.000 milhões de dólares diários.

  • O turismo representa cerca de 35  por cento das exportações mundiais de serviços e mais de 70 por cento nos países em desenvolvimento.

  • Em 2007 foram registradas 868 milhões de chegadas internacionais, 52 milhões a mais do que em 2006. Isto representa 6,5  por cento de crescimento anual entre 1950 e 2007.

  • Para 2020 estão previstas 1.600 milhões de chegadas de turistas internacionais em todo o mundo, o dobro de 2006.

  • Na há no mundo outra atividade econômica com uma taxa de crescimento semelhante. Em conseqüência, podemos e devemos desempenhar um papel ativo para fazer face ao duplo desafio de responder às mudanças climáticas e de diminuir a pobreza, ambos Objetivos do Milênio das Nações Unidas.

 

Nosso chamamento à ação está destinado a modificar hábitos de emprego e de consumo, a colaborar para que a energia renovável se situe na vanguarda da resposta internacional, incentivando os agentes de turismo a tomar medidas de adaptação e diminuição do aquecimento global, assim como a utilizar as novas tecnologias a nossa disposição.   

 

En Buenos Aires, Norberto Latorre*

Rel-UITA

11 de julho de 2008

Presidente Mundial do Setor HRCT da UITA

Ilustração: unwto.org

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905