Argentina

 

Uma Conferência de sucesso
e sem precedentes
 
No final da Conferência, Sirel recolheu a opinião
de
alguns dos principais promotores do evento

 
 

 
Héctor Ponce
Secretário-Geral da ATILRA


Ter conseguido um reconhecimento de tal magnitude e destas
características nos faz sentir uma grande responsabilidade

 
"Estamos serenamente felizes, e isto é motivado por tudo o que expressaram as diversas organizações que nos visitaram. Ficamos muito felizes por essas organizações terem se aproximado e dito que estavam muito satisfeitas, não só pela forma como foram recebidas e atendidas pelos organizadores da Conferência, como também pelo nível do evento.
 
Isso tem a ver com a liberdade dada às as pessoas que fizeram uso da palavra, e também com a participação dos diferentes atores que formam a trama desta atividade. Pela primeira vez , nos encontramos com os trabalhadores através de nossas organizações sindicais, escutamos a posição da indústria, dos produtores leiteiros e do governo, que nos deram os seus pontos de vista sobre o que acontecerá com o setor lácteo nesta parte do mundo .
 
Estamos também muito agradecidos a Ron Oswald, secretário geral da UITA, e a Gerardo Iglesias, o líder da Regional Latinoamericana da UITA, pela confiança que depositaram em nós para a organização desta Conferência.
 
A aprovação pela Conferência da criação de um
Departamento Mundial do Setor Lácteo na UITA é o coroamento de tudo o que está sendo feito neste ramo de atividade. É a UITA, e nenhum outro âmbito contencioso, que deve coordenar esse movimento sindical do sector lácteo internacionalmente, para continuar trabalhando ativamente na formação de estratégias que nos conduzam a objetivos que priorizem fortalecer os laços entre as diferentes organizações sindicais do mundo, especialmente considerando o já consolidado processo de globalização que vivemos.
 
O convite que recebemos na Conferência, diretamente de Ron Oswald, para apresentar esta proposta no Comitê Executivo Mundial da UITA é, para nós, um motivo de orgulho e também uma responsabilidade muito grande. Um motivo de orgulho porque a ATILRA é uma organização que vem trabalhando há apenas alguns anos, pois no passado muito tempo foi perdido por razões que agora não vêm ao caso. Retomamos o trabalho com vistas para dentro e para fora, e haver conquistado um reconhecimento desta magnitude e destas características nos dá uma grande responsabilidade.
 
Temos a certeza de que vamos estar à altura das circunstâncias.
 
 
Arturo Jorge Videla
Sub-secretário Nacional de Laticínios


Cuidar do agora e do longo prazo
 
 
Esta Conferência foi altamente positiva porque, entre outras coisas, permitiu o encontro entre todos os atores da cadeia de produção.
 
Também é importante que os trabalhadores do setor lácteo de grande parte do mundo tenham sido capazes de apresentar suas opiniões, visões e elaborar estratégias comuns.
 
Eu ainda tenho muitas coisas para refletir após esta conferência, mas gostaria de destacar duas: uma é - e já comentei isso com Héctor Ponce – que os produtores de leite, que participaram e fizeram uso da palavra neste campo,
devem se filiar à UITA, devem interagir com ela e principalmente aqui na região do Mercosul.
 
A outra concerne à Argentina e é que ter conseguido criar este espaço de comunicação, de intercâmbio entre o grêmio de trabalhadores, os produtores, os industriais e o governo foi um exercício de participação bastante incomum no país.
 
É um momento ideal para começarmos todos a nos preocupar com o setor no longo prazo. Isto deverá gerar uma sinergia que nos colocará como setor no círculo dos países mais bem organizados nesta questão.
 
 

Neuza Barbosa de Lima
Vice-Presidente do Comitê Executivo Latinoamericano da UITA


A Conferência, uma referência para todos
 
Foi um encontro sem igual, muito importante, principalmente pela forma como a organização anfitriã argentina, a ATILRA, convocou todos os participantes da produção. Esta deve ser uma referência para que em outros países comecem a haver diálogos similares.
 
A Conferência, além disso, passou a ser de grande interesse para todas as organizações, porque todas as apresentações foram de alto valor, o que nos permitiu ter uma agenda de trabalho cada vez mais fortalecida e concreta.
 
Por último, como vice-presidente da Rel-UITA, estou orgulhosa de nossa Regional. Mostramos ao mundo que podemos ir além, que a nossa estratégia de organização
"
Da Terra ao Prato vem dando seus resultados, e isto foi visto na Conferência onde obtivemos a atenção e a participação dos pequenos produtores com os quais compartilhamos uma problemática comum e os mesmos grandes desafios, entre eles, a defesa da Soberania Alimentar.
 
 

Sebastián Serena
Federação Agroalimentar UGT da Espanha


Temos de seguir avançando e fortalecendo

a coordenação internacional
  

 
Parabenizamos a ATILRA pela organização deste evento, à UITA e especialmente à Regional da América Latina, porque entendemos que este foi um cenário perfeito para debater sobre o setor lácteo em nível internacional.
 
Nesses dias comprovamos que os problemas, que a Argentina tem, não são diferentes daqueles que a Alemanha, a França, a Espanha ou a Nova Zelândia têm.
 
Isto nos leva a uma conclusão:
devemos avançar em uma estratégia sindical global que nos ajude a resolver estes problemas.
 
Em sua intervenção, o representante dos pequenos produtores de leite da Argentina destacou os problemas reais do setor, e mencionou algo muito importante: esta é uma atividade que mantém a população rural no campo, que mantém o equilíbrio do meio ambiente e é necessária porque o setor lácteo é estratégico para qualquer país.
 
Temos que seguir avançando nesta mesma direção, comprometidos com o desenvolvimento desta coordenação internacional, aqui lançada.
 
 

Ron Oswald
Secretário Geral da UITA


Com todos iremos além ...
 
Esta Conferência é, historicamente, a mais ampla que fizemos relacionada ao setor lácteo da UITA, com muitos sindicatos e delegados. Creio que agora podemos dizer que há vários filiados decididos a realizar progressos significativos e reais no setor lácteo em todo o mundo.

 
Eu me senti bastante apoiado pelo trabalho da
Rel-UITA e por toda a região, trabalho este que foi crucial, decisivo para dar impulso a esta atividade.
 
Os delegados presentes me disseram que a Conferência foi um enorme sucesso e de grande relevância. Muitos se sentiram e continuarão inspirados pelo trabalho da ATILRA, pela fortaleza que é a ATILRA, certamente um dos sindicatos do setor lácteo mais fortes do mundo.
 
O desafio é fazer com que o encerramento desta Conferência não seja um fim mas um começo, visando construir uma estrutura, uma organização mundial dos trabalhadores do setor lácteo no seio da UITA, para que possam, desta maneira, abordar os grandes desafios que se avizinham em relação ao meio-ambiente, ao aquecimento global, que são questões que atravessam todo o setor, fazendo com que os sindicatos e os produtores se unam para enfrentá-los juntos, e de fato alguns já estão fazendo isto.
 
Devemos conjuntamente dar atenção às delicadas questões do comércio, das cotas e dos subsídios, e além disso devemos considerar a natureza mutante da indústria e a crescente influência das corporações transnacionais no setor. Daí surge o que estivemos dizendo durante estes dois dias: que devemos nos organizar para enfrentar estas grandes companhias.
 
A Conferência foi um grande desafio, exigiu muito trabalho, mas o maior desafio que enfrentamos agora é fazer com que o nosso propósito seja uma realidade, tão bem sucedida quanto a Conferência.
 
Havia na sala organizações filiadas que são importantíssimas para fazermos com que isto seja possível , onde devemos incluir o apoio e o trabalho da Regional da América Latina e, portanto, da secretaria-geral; estaremos mancomunados para cumprir esta tarefa.

 

 

Em Buenos Aires, Carlos Amorín

Rel-UITA

26 de março de 2010

 

 

 

 

   mais informação  galeria de fotos

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905