Argentina  │ LATICÍNIOS | SEMINÁRIO

 

 

 

Criado o

Comitê Latino-Americano do Setor Lácteo da UITA

 

 

Em 15 e 16 de agosto aconteceu, em Buenos Aires, o Seminário Latino-americano do Setor Lácteo, durante o qual foi criado o Comitê.

 

Do Seminário participaram 60 delegados de nove países, representando 15 organizações. Com a “formação do Comitê Latino-Americano do Setor Lácteo, nos posicionamos melhor para contribuir e colaborar com a Divisão Láctea Mundial da UITA, que foi formada em outubro de 2010”, expressou Héctor Ponce, secretário geral da ATILRA e eleito presidente deste Comitê Latino-Americano.

 

Os delegados do Uruguai, Peru, Nicarágua, Colômbia, Paraguai, Panamá, Chile, Brasil e Argentina concordaram com relação às excelentes potencialidades do setor para a geração de emprego, ao enraizamento das pessoas no meio rural e à salvaguarda da segurança e soberania alimentares.

 

Por outro lado, o cenário futuro para o setor leiteiro na região pode se deparar com fortes dificuldades: a falta de políticas públicas de apoio aos produtores, o avanço da fronteira agrícola, a concentração do setor em mãos de um pequeno grupo de transnacionais, o impacto dos tratados de livre comércio, a entrada de produtos fortemente subsidiados, as políticas de terceirização do pessoal nas indústrias, e a presença de novos atores como é o caso das empresas brasileiras com sua vocação antissindical, entre outros fatores.

 

Entre as linhas de trabalho adotadas, o Comitê se comprometeu a desenvolver ações em parceria com pequenos produtores, em coordenação com a Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura do Brasil (CONTAG), que já conta com um interessante histórico no âmbito do Mercosul.

 

Por outro lado, será dada maior atenção para a situação da Colômbia, cujo setor lácteo está ameaçado de extinção como consequência da assinatura de tratados de livre comércio com os Estados Unidos e com a Europa, além da prioridade que o governo colombiano atribui à mineração e à produção de dendê, desprezando a produção de alimentos.

 

Por tudo isto, o Comitê expressou seu mais amplo apoio à luta que os trabalhadores da Parmalat do Uruguai estão desenvolvendo após a chegada, em maio deste ano, do Grupo Gloria, do Peru, que adquiriu 55 por cento da Ecolat (Parmalat) e ameaça com uma importante redução do quadro de funcionários.   

 

 

Em Buenos Aires, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

22 de agosto de 2012

 

 

 

 

Foto: Nelson Godoy

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905