setor lácteo

Enviar este artículo por Correo Electrónico

 

Genebra - Suiça

Criada a Setorial
Láctea da UITA

 

 

O Comitê Executivo da UITA aprovou por unanimidade a criação de uma Setorial Láctea. Está sendo cumprida a decisão tomada na Conferência Mundial do Setor Lácteo da UITA, ocorrida na Argentina de 9 a 12 de março passado, onde também foi proposta a instauração de um espaço de encontro, reflexão e ação para as organizações representativas dos trabalhadores da indústria de laticínios.
 

 

O Comitê Executivo Mundial, em sessão nos dias 14 e 15 de Abril passados, em Genebra, Suíça, convocou um grande número de delegados e delegadas de todo o mundo.
 
James Ritchie, presidente do Sindicato de Trabalhadores do Setor Lácteo da Nova Zelândia (NZDWU), argumentou: "Se quisermos enfrentar as políticas levadas a cabo pelas empresas transnacionais do setor lácteo, nós devemos trabalhar em dois sentidos: na organização sindical do maior número de trabalhadores e, por outro lado, em adotar estratégias que permitam implementar ações globais.
 
É claro que não podemos concentrar nossos esforços em uma única empresa, o setor é muito dinâmico e vemos todos os dias a fusão de transnacionais, bem como a implementação de todos os tipos de sinergias. Por outro lado, é fundamental atuar em toda a cadeia do setor. Neste sentido, a Conferência destacou esta necessidade, e isso foi muito importante, como também o foi a participação dos pequenos produtores.
 
Nós – destacou Ritchie- não estamos pedindo para a UITA que organize o setor lácteo, somos nós mesmos que teremos essa tarefa daqui pela frente. Com a Associação de Trabalhadores da Indústria Leiteira da República Argentina (ATILRA) e com a Secretaria Regional Latino-Americana da UITA, estamos trabalhando nesta ideal há anos: organizar o setor para melhorar a eficácia e a influência do trabalho dos nossos Internacional", concluiu o dirigente.
 
Por sua vez, Héctor Ponce, o secretário-geral da ATILRA, disse: "Primeiramente, devemos agradecer a confiança da UITA depositada em sua Secretaria Regional Latino-Americana e em nossa organização sindical, para organizar a Conferência Mundial do Setor Lácteo. Nela estiveram presentes 120 delegados de 22 países e, conforme relatado por Ron (Oswald), nosso secretário-geral, foi a maior conferência do setor lácteo na história da UITA.
 
A atividade láctea é uma atividade emergente e apresenta um grande dinamismo e potencial. E como disse James (Ritchie), há muito tempo que estamos trabalhando de maneira conjunta, pois temos os mesmos problemas, forças, fraquezas e desafios.
 
Nós apostamos na realização de uma Conferência aberta a todos os níveis que compõem a cadeia láctea. Participaram da conferência tanto os industriais de pequenas e médias empresas, como as companhias transnacionais. Também estavam presentes e deram o seu recado os produtores de leite e,  como não poderia ser de outra forma, o governo argentino também esteve presente através da Secretaria de Laticínios. Deve-se notar que esta Secretaria está desenvolvendo um plano estratégico para o setor lácteo, que conta com a participação ativa de todos os atores. incluindo a ATILRA ".
 
Ponce destacou que "Temos muito trabalho na defesa do setor, que é um importante gerador de
empregos, e temos também muito trabalho pela frente na defesa da dignidade do trabalho no mundo do setor lácteo."
 
Gerardo Iglesias, secretário regional da UITA, argumentou: "Estamos diante de uma experiência e de um processo muito interessantes. A idéia de criar um setor nasce das próprias bases e se sustenta no trabalho que várias organizações têm feito ao longo de alguns anos. Não é, portanto, uma manifestação de desejo, uma aspiração baseada em um trabalho futuro.Nós chegamos até aqui com um caminho percorrido. em que foram feitos progressos na identificação dos principais problemas e desafios presentes no setor.
 
Além disso, a ATILRA realizou uma Conferência histórica, onde ficou decidido que a mesma começasria antes da chegada dos participantes a Buenos Aires e continuaria fornecendo materiais para reflexão após a data de sua conclusão. Esta nova experiência vem dando resultados e o lugar onde estão os artigos e entrevistas com os protagonistas da Conferência é um dos mais visitados da nossa página na internet", informou Iglesias.
 
Por sua vez, Ron Oswald, secretário-geral da UITA, felicitou a ATILRA e a Secretaria Regional pela organização e o sucesso da Conferência Mundial do Setor Lácteo, realizada em Buenos Aires."Será muito difícil esquecermos desta Conferência e toda a atenção e hospitalidade que recebemos da ATILRA", destacou o Secretário-Geral da UITA.
 
Ele também chamou à atenção para o fato de ser “a primeira vez em nossa International que estamos criando um espaço de trabalho setorial a partir das nossas próprias afiliadas. Temos Departamentos como o Agrícola e o de Tabaco, que são o resultado de processos de fusão, mas esta coordenação do setor lácteo se estrutura partindo da sua base, como apontado por Gerardo e no seio da própria UITA, o que apoiamos com o nosso maior entusiasmo”- concluiu Oswald
.

 

Rel-UITA

 

 

Rel-UITA

           28 de abril de 2010

 

 

 

 

Foto: Gerardo Iglesias

 

artículos relacionados 

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905