Reunião Regional de Planificação do Setor Pesqueiro na América Latina

29 e 30 de novembro de 2007, Buenos Aires, Argentina

 

ACORDO DE COOPERAÇÃO REGIONAL

 

 

 

As organizações filiadas à Federação Internacional de Trabalhadores do Transporte (ITF) e à Regional Latino-Americana da UITA presentes nesta reunião, decidem compartilhar esforços e recursos para fortalecer a ação sindical de ambas as internacionais na Região.

 

Com esse propósito, resolve-se promover e contribuir para a formação de Comitês Nacionais de Coordenação entre as organizações de toda a CADEIA DO SETOR PESQUEIRO.

 

Estas estruturas priorizarão as questões relacionadas com organização, saúde, segurança e condições de trabalho; a sustentabilidade do recurso incluindo a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada; o planejamento de um diagnóstico a nível nacional e regional sobre as características, as problemáticas e os desafios do setor. Buscarão também elaborar una plataforma reivindicativa comum e desenvolver conjuntamente programas de capacitação sindical. Além disso, os Comitês Nacionais de Coordenação se comprometem a participar, de forma conjunta, no planejamento de políticas públicas para o setor, e a empreender ações que contribuam para a defesa da segurança e da soberania alimentares de seus povos.

 

Entre as tarefas a serem levadas a cabo imediatamente, destacam-se a luta pela ratificação do Convênio 188 da OIT sobre o trabalho no setor pesqueiro de cada país e a implementação de campanhas para garantir o respeito aos Direitos Humanos, incluindo a Liberdade Sindical dos trabalhadores e trabalhadoras da pesca na Região.

 

 

 

                 Antonio Fritz                                                     Jon Whitlow                 

             Secretário Regional                                             Secretário Seção

                         ITF                                                        Gente do Mar - ITF

 

 

Gerardo Iglesias

Secretário Regional UITA

 

 

Rel-UITA

3 de dezembro de 2007

+ Info / Galería

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905