pesca

Enviar este artículo por Correo Electrónico  Brasil

 

 

Com Alexis Cancino

 “Um Seminário nota 11”

 

  

Alexis Cancino, presidente da Confederação de Trabalhadores Pesqueiros do Chile e Atividades Afins (CONTRAPECH), teve uma participação de destaque no Seminário. Certamente será chamado a se tornar um dos pilares da nova Coordenação.
 


-Finalizada a atividade e avaliando a situação país por país, qual é a sensação que fica?

-É que nós trabalhadores ainda temos muito o que avançar. Somos muito bons para criticar e fazer diagnósticos, mas pobres na hora de lançar ideias sobre o que fazer. Os desafios são enormes e precisamos que a nossa gente esteja capacitada, que domine as novas tecnologias de comunicação e aprenda a trabalhar de forma coordenada.

 
-Baixos salários, más condições de trabalho e políticas abertamente antissindicais aparecem como o denominador comum no setor ...

-Os baixos salários são uma política global. Se você olhar para os salários na União Europeia, você percebe que eles também estão entre os mais baixos. Na América Latina, a situação é calamitosa, em muitos países se ganha um pouco mais do que um salário mínimo, enquanto as empresas ganham somas astronômicas.
 
Em outra ordem, vimos que não é fácil organizar os trabalhadores em sindicatos, escutamos vários delegados explicando as dificuldades a este respeito.
 
-Como você vê a criação da Coordenação dos Trabalhadores da Pesca, Conservas e Aquicultura?

-Às vezes nos pedem dar uma nota de 1 a 10. Para este Seminário e para a formação da Coordenação eu dou nota 11. Eu acredito que esta organização já devia ter nascido há muito tempo e sei que não foi por falta de vontade da Rel-UITA. O certo é que vamos ter que trabalhar muito mais e analisar bem as nossas metas e objetivos.
 
Mas esta Coordenação já está dando muito o que falar, e, embora as pessoas tenham uma “breve passagem" pelo movimento sindical, esperamos que o Coordenação continue por muito tempo mais na UITA.
 
Portanto, quero dar os parabéns para a nossa Internacional e lhes dizer que nós do Chile vamos colocar o nosso maior esforço para que tudo dê certo, para mudar tudo aquilo de ruim que foi denunciado neste Seminário.
 

 

Em São Paulo, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

12 de fevereiro de 2010

 

 

 

 

Más Información

 

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905