pesca

Enviar este artículo por Correo Electrónico  Perú

 

 

Com Juan Pedemonte

Trabalho Decente 
e soberania alimentar
 

 
De 21 a 23 de Outubro, o Sindicato Único dos Pescadores de Novas Embarcações do Peru (SUPNEP) realizou sua Assembleia Geral. Sobre a atividade e os desafios, conversamos com John Pedemonte, secretário-geral do Sindicato. 

 


-Como você avalia a Assembleia? 
-Todos os delegados presentes no Congresso demonstraram que estavam satisfeitos com os avanços conquistados pelo SUPNEP. É por isso que a eleição manteve a composição da direção do Sindicato. 
 

-Muitos desafios para a nova direção? 
-Os mesmos pelos quais estamos lutado há anos, a defesa da nossa fonte de trabalho, ou seja, as 200 milhas do Mar de Grau1

 

-Um mar muito rico que atrai a cobiça de muitos ... 
-Nosso mar é muito rico, e por isso é invadido há um bom tempo por embarcações estrangeiras que reduzem o potencial do recurso pesqueiro, e com isso não geram emprego nem renda para o país. 
 
-A Assembleia aprovou a sua oposição aos TLC com os EUA e a União Europeia. 
-Foi aprovada uma resolução que define a nossa discordância com a forma como o governo nacional está negociando esses TLC. Eles querem vir pescar nas nossas 200 milhas e levar todos os nossos recursos pesqueiros.

 

Os barcos da Europa e da China vêm pra cá, pescam, entregam o capturado em alto mar para os barcos madrinha – fora das 200 milhas- e assim estão pescando durante todo o ano em nossos mares. Em seguida, estes barcos madrinha levam a captura para o seu país como se fosse deles. De maneira nenhuma aceitaremos isto. 
 
-
Além disso, um mar rico em alimentos e tantos peruanos desnutridos ... 
-É isso aí. Nosso povo precisa comer e nosso Mar de Grau tem recursos suficientes para desenvolver uma política de soberania alimentar e também exportar; dá pra ambas as coisas. 

Aproximadamente 36 por cento das capturas mundiais estão destinadas à fabricação industrial de ração animal 

 

No Peru se sofre de desnutrição por falta de proteínas. Uma solução para este problema seria estudar como chegarmos com o nosso pescado a todas as localidades. Mas para isso devemos cuidar dos recursos pesqueiros. No mundo, as 17 áreas pesqueiras mais importantes atingiram ou ultrapassaram seus limites de exploração e 13 estão esgotadas ou seriamente afetadas; um verdadeiro desastre, onde 80 por cento dos recursos pesqueiros mundiais estão esgotados. 

 
-
Pela pesca excessiva, entre outros fatores ... 
-Exatamente. O recurso está ameaçado pela pesca excessiva, que ultrapassa em muito a capacidade dos nossos mares. Alguns pesquisadores estão prevendo o desaparecimento das espécies de peixes comerciais em 2048. 
 
Eu tive a oportunidade de estar na Espanha e na Itália, onde as embarcações de pesca costeira, que são de 15 mil toneladas, saem para pescar e com sorte pescam meia tonelada de sardinha por dia. Nas costas peruanas voltam com as 15 toneladas e deixam o excesso no mar. 

 

É por isso que o SUPNEP também apoia o decreto legislativo 1084, que colocou ordem no setor. Este decreto reduziu a frota, protegeu o recurso pesqueiro – fundamentalmente a anchova- e deu uma solução para os problemas sociais e econômicos dos trabalhadores, que trabalham apenas uns 40 dias por ano. O que é inconcebível; tínhamos que encontrar outro lugar para trabalhar o resto do tempo, o que não é fácil no nosso país. 

 

-Portanto, serão mais quatro anos de gestões, como você se sente sobre isso? 
-Estou tranquilo, andando de mãos dadas com a UITA, uma organização que sempre nos apoiou em todas as gestões mais importantes: frente às empresas, ministérios e governo, reivindicando o  justo para o nosso setor. Por isso, agradecemos e temos muito ainda para aprender com a UITA
 

 

 

 

Em Lima, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

3 de novembro de 2009

 

 

 

 

 

1- Mar de Grau é o título oficial do domínio marítimo do Peru no Oceano Pacífico. Sua extensão varia desde o paralelo da Boca de Capones ao norte e, ao sul, entre o paralelo do ponto Concórdia e a perpendicular às linhas de base em Tacna; formando uma linha costeira que se estende por 3.079,50 km. Abrange uma área marítima delimitada pelo litoral peruano (ao leste) e uma linha imaginária a 200 milhas de distância (370,4 km) a partir do ponto mais próximo da costa. Ocupa uma área geográfica de 1.140.646,8 km² aproximadamente. (Wikipédia)

 

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905