Alerta: os peixes estão em extinção

A vida marinha não resiste à mudança
climática nem ao modelo de exploração

  

Estudos recentes revelam que o aumento da temperatura nos oceanos, sua contaminação e a super-exploração estão dizimando a vida marinha. De acordo com um relatório apresentado por um grupo de pesquisadores na Conferência Global dos Oceanos, Costas e Ilhas, celebrada em Hanoi, Vietnã, de 7 a 11 de abril deste ano, após analisar 64 ecossistemas marinhos em todo o mundo, a conclusão é que 75 % dos bancos de pesca desapareceram.

 

Este estudo se soma ao apresentado em 2006 por uma equipe internacional de biólogos e publicado na revista Science, informando que a perda de biodiversidade nos oceanos estava afetando gravemente a sua capacidade de produzir alimentos, resistir a doenças, filtrar agentes contaminantes e se recuperar do impacto da pressão pesqueira e da mudança climática. A pesquisa previa o desaparecimento das espécies no comércio de pesca em 2048.

 

Consultado por Sirel, Mario Morato, secretário-adjunto do Sindicato de Operários Marítimos Unidos (SOMU) da Argentina, afirmou que “O recurso está ameaçado pela pesca excessiva, a supercapitalização, que supera em muito a capacidade de nossos mares. Na Argentina, já há 20 anos que existem estudos demonstrando que a biomassa está em declive, e nos últimos anos essa biomassa é sustentada pelos peixes juvenis. Isto significa que em qualquer momento a espécie pode desaparecer e, além disso, põe em risco uns 15 mil empregos diretos e cerca de 50 mil indiretos em nosso país”, sentenciou.

 

De acordo com a teoria da evolução, a vida neste planeta foi gerada no mar há vários milhões de anos. Só que agora está claro que tanto o mar como a própria vida não estão conseguindo se sobrepor ao modelo de produção e de consumo capitalista, que só tem poucos anos em cena mas que já foram suficientes para demonstrar que não há mundo que agüente a sua voracidade. 

  

Gerardo Iglesias
Rel-UITA
28 de maio de 2008

 

 

 

Ilustração: CARTONCLUB

 

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905