Argentina

 

Com Juan Martini

Fumageiros em conflito

 

Num cenário de conflito prolongado na província de Misiones e em um contexto cada vez mais renhido, os operários da indústria fumageira, nucleados na Federação de Trabalhadores do Tabaco da República Argentina (FTTRA), enfrentam demoras nas negociações dos convênios coletivos para o setor e o fechamento de uma fábrica de separação e seleção em Bompland Liz. Sirel entrevistou Juan Martini, secretário geral da Federação, que fez comentários sobre a atual situação e sobre as medidas que, como sindicato, estão adotando.

 

 

-Como está a situação atual do setor fumageiro?

-Estamos enfrentando vários problemas com a separação e seleção do tabaco, há algumas empresas que não estão querendo cumprir com o mínimo indispensável, nem respeitar os direitos básicos do trabalhador. O que aconteceu de fato, na província de Misiones, é que uma fábrica de separação e seleção foi fechada, deixando a maioria das famílias da localidade sem trabalho. Esta situação se agravou quando - de dezembro a fevereiro - os trabalhadores estavam retendo o produto, como medida de força para garantir as indenizações, mas foram desalojados pela força pública.

 

-De quantos companheiros estamos falando?

-São aproximadamente 47 trabalhadores, mas isso significa quase a totalidade das famílias da localidade.

 

-Que medidas, como sindicato, foram tomadas?

-Realizamos a denúncia ao Ministério do Trabalho e ao Governo da Província, e estamos pressionando para ver como se resolve a situação destes trabalhadores, para que lhes paguem o que lhes é devido e que os recoloquem nas demais cooperativas da região.

Além disso, a empresa está sendo convocada para assinar um acordo junto às autoridades competentes.

 

  

Amalia Antúnez

Rel-UITA

26 de marzo de 2008

 

 

 

Foto: Nelson Godoy

artículos relacionados

10-3-2008   Argentina
Congreso de los Trabajadores del Tabaco
"Luchamos para mejorar la situación de los trabajadores y del gremio"
Juan Martini

Rel-UITA
| Nelson Godoy

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905