Brasil

Doença da Folha Verde

do Tabaco

 

A doença da Folha Verde do Tabaco, um tipo de intoxicação aguda adquirida por meio do contato com a nicotina. A doença foi identificada em 33 trabalhadores durante a colheita do fumo, no município gaúcho de Candelária.  As autoridades do Ministério da Saúde acreditam, no entanto, que o número de agricultores intoxicados é muito maior, já que a investigação foi feita apenas nos meses de novembro e dezembro de 2008.

 

Oficialmente, a doença só foi identificada no Brasil em 2007, devido a um trabalho do Ministério no município alagoano de Arapiraca, onde 107 trabalhadores estavam com a intoxicação.

 

O Rio Grande do Sul é responsável por 50% da produção de fumo no país. Zero Hora conversou com a coordenadora de Doenças Não-Transmissíveis Ministério da Saúde, Débora Malta.

 

-O que será feito na região a partir deste estudo?

-Já devolvemos os resultados dessa investigação para os gestores municipais e para Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul. O objetivo é orientar melhor os gestores para que eles repassem as informações para os técnicos de saúde, para que o diagnóstico seja feito de forma precoce e para que o atendimento aos trabalhadores seja feito da melhor forma possível.

Também estão sendo providenciadas orientações para os trabalhadores que estão no processo de coleta.

Os dados são muito importantes para que os trabalhadores possam ter conhecimento dos riscos e com isso a proteção para as futuras intoxicações.

 

-É o contato com a nicotina que provoca a doença?

-No destalo, quando se apanha a folha, ocorre a liberação da nicotina, da cotinina, que é então absorvida pela pele e causa todas essas intoxicações, todos esses sintomas de náusea, enfim, mal-estar, dores musculares.

 

-Como é o tratamento?

-O tratamento é sintomático, ele é de suporte. Existem muitas diferenças. Algumas pessoas têm maior sensibilidade e precisam às vezes ser até internadas porque pode ocorrer muita náusea e pode levar até a desidratação . Em outros casos, a ocorrência é mais leve, às vezes eles nem mesmo procuram os serviços de saúde. Com medidas no domicílio, eles conseguem se recuperar.

 

-O que o trabalhador deve fazer para evitar esse tipo de intoxicação?

-Diversificar a atividade é muito importante. Além disso, usar calça comprida, camisa longa. O ideal é que se usasse luvas também. A gente sabe da dificuldade disso no contexto do Brasil, mas o adequado, inclusive o descrito na literatura, é que se usassem luvas de borrachas.

 

Daniela Castro

Zero Hora

15 de julho de 2009

 

 

 

NdE: agradecemos a Jair Krischke

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905