Brasil

A luta das mulheres contra a violência será lembrada no 10º Congresso da CONTAG

 

 

O Dia Internacional da Mulher -8 de março- será comemorado de modo especial neste ano pela Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG (CNMTR). Aproveitando o 10º Congresso da entidade, entre os dias 10 e 14 de março em Brasília, as mulheres vão mobilizar todos os delegados e delegadas presentes no evento para a adesão à Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo e da Floresta.

No dia 11, elas farão um ato de lançamento da campanha e distribuirão materiais a todos os participantes. Entre esses materiais, está uma cartilha produzida pela Comissão de orientação para a luta das trabalhadoras rurais contra a violência. De acordo com a coordenadora da CNMTR e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, a idéia é obter o comprometimento de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais na luta contra a violência doméstica, no trabalho e no movimento sindical. "Essa luta tem de ser assumida pelos sindicatos, federações e por todas as pessoas que compreendem que a violência contra as mulheres é um mal muito grande para a sociedade brasileira", destaca.

Durante o Congresso, a CNMTR também divulgará o resultado de uma pesquisa sobre violência realizada com as trabalhadoras rurais durante a 4ª Plenária de Mulheres da CONTAG, ocorrida em novembro do ano passado. A pesquisa indicará de que forma ocorre a violência contra as mulheres do campo e da floresta.

 

 

Em Brasília, Ciléia Pontes

Agência CONTAG de Notícias
10 de março de 2009

 

 

 

 

Más Información

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905