Argentina

   

Paneles

Socialización

Talleres

Instalación

Em diálogo com  Félix Rizo

 

"A Conferência nos fez sentir
que não estamos sozinhos"
Sindicato da Nestlé Nicarágua
estreita laços regionais

 

A XIV Conferência Regional Latino-Americana da UITA contou com a presença do, recentemente filiado, Sindicato dos Trabalhadores de Produtos Lácteos SA (SINPROLAC). Uma experiência que seu secretário-geral, Felix Rizo, considerou muito enriquecedora e quis compartilhar com o Sirel
 

-Quais foram as sensações que deixaram em você estes dias de trabalho na Conferência?

-Foi um acontecimento fenomenal e único para os nossos 33 anos de existência como Sindicato. Desde que entramos em contato com a Rel-UITA, sentimos seu apoio tangível, como por exemplo, durante os momentos mais difíceis da negociação coletiva com Produtos Lácteos SA (PROLACSA-Nestlé).
 
O secretário regional, Gerardo Iglesias, visitou-nos em Matagalpa, no norte da Nicarágua, dando apoio moral e mostrando de forma concreta a importância da Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da Nestlé. Só assim poderemos enfrentar os desafios futuros.


 
Durante a Conferência experimentamos a mesma sensação: trabalhadores e trabalhadoras de toda a América Latina pensando juntos, analisando, discutindo, buscando estratégias comuns. Se o capital se globaliza, nós, os trabalhadores, devemos fazer a mesma coisa.

 
-Como foi para você o ambiente criado entre os mais de 100 delegados de 15 países da América Latina?

-Foi muito bom e nos fez sentir que já não estamos sozinhos. Começamos novas relações e conhecemos muitos colegas com quem trocamos experiências e reflexões.

 
Nós tentamos aprofundar a discussão sobre os principais problemas do setor lácteo e suas soluções. Há uma rede de organizações com as quais estamos comprometidos com a prestação de apoio mútuo, e é algo novo que nunca antes havíamos tido.

 
-Também foi possível trocar impressões com o presidente da Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da Nestlé (FELATRAN)...

-Foi muito importante poder conversar com o companheiro Melquíades de Araújo e estar na discussão que teve lugar com o gerente corporativo de Relações de Trabalho da Nestlé, Enrique Rueda.

 
Um dos temas mais interessantes que surgiram na discussão foi a exigência dos trabalhadores latino-americanos da Nestlé de melhorar suas condições de trabalho e salários. Não é possível que a empresa tenha exigências de qualidade de primeiro mundo e salários de quarto mundo.
 
-Como vocês irão divulgar esta experiência?

-Nós vamos convocar uma Assembleia com todos os trabalhadores. É importante comunicar a todos os nossos filiados o que vivemos na Conferência, mas, sobretudo, para explicar as questões que foram discutidas e o fato de que sejamos parte de algo importante e, como já disse, não estamos sozinhos.

 

  

Em Mar del Plata, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

22 de novembro de 2011

 

 

 

 

 

Foto: Giorgio Trucchi

 + INFO

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905