Argentina

Galerías

Clausura

Paneles

Socialización

Talleres

Instalación

Em diálogo com Moacyr Roberto Tesch

 

CONTRATUH

filia-se à UITA

 

A participação de uma numerosa delegação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), do Brasil, na XIV Conferência Regional, foi decisiva para o Conselho de Representantes, reunido na quinta-feira passada, dia 17. O Conselho aprovou por unanimidade a sua incorporação à nossa Internacional. Moacyr Roberto Tesch Auersvald, presidente

da Confederação, avalia a importância desta decisão.

 

 

-O debate sobre a filiação foi um momento importante para o Conselho.

-Sem dúvida. Estou entre aqueles que pensam que as coisas não ocorrem antes do tempo nem fora da hora. Passamos por um processo de maturação, de conhecimento mútuo. Você participou desta nossa reunião do Conselho, do nosso VII Congresso Nacional, realizado em Salvador, Bahia, no ano passado e estivemos em vários eventos onde começamos um diálogo frutífero. A esse respeito, quero agradecer ao Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA, que várias vezes nos comentou sobre a UITA. É por isso que tanto na reunião da nossa Direção como no Conselho de Representantes, a filiação foi aprovada por unanimidade.

 

Para nós é uma grande satisfação. Neste mundo globalizado, a CONTRATUH deve globalizar a sua luta, ir ao encontro de novas realidades e experiências e encontrar novos aliados.

 

-Sua participação em nossa XIV Conferência Regional foi um passo fundamental para a filiação...

-Os frequentes contatos que tivemos com você nos permitiu ver a seriedade da proposta sindical da UITA  e foi sendo consolidada e uma grade afinidade. Quando fomos convidados para participar da Conferência em Mar del Plata, nós nos esforçamos para levar um número significativo de diretores para que, coletivamente, conhecessem como é feito o debate na UITA, quais são os seus desafios e como administrar sua gestão.

 

Nossos diretores ficaram muito satisfeitos pela maneira solidária, fraterna e democrática com a qual todos nos trataram, e isso facilitou muito a nossa decisão de nos filiar.

 

-Você acabou de falar com Norberto Latorre, que está muito feliz com a sua filiação ...

-Norberto, um caro amigo que conhecemos na Conferência. É uma pessoa que sabe muito do setor e, com os outros companheiros, comanda um Sindicato como a UTHGRA, com o qual temos agora o desafio de trabalhar em conjunto na Argentina e no Brasil.

 

Por outro lado, o nosso pessoal avaliou como muito positivo que a UITA tenha decidido dar o seu total apoio à nossa campanha contra o trabalho escravo no McDonald's, e à campanha que vamos empreender diante da realização da Copa do Mundo a ser realizada aqui no Brasil em 2014, onde estaremos exigindo melhores condições de trabalho, melhores salários, redução da jornada de trabalho e a capacitação de nossas trabalhadoras e trabalhadores.

 

Quero deixar claro uma coisa: a CONTRATUH nunca brigará por ter cargos na UITA. Somos soldados, viemos para somar, para ajudar, para colaborar no que for possível; e podem contar conosco em qualquer situação.

 

Um grande abraço para toda a família da UITA!

 

 

 

Galería Fotográfica

Em Brasilia, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

23 de novembro de 2011

 

 

 

 

 

Foto: André Lima

 + INFO

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905