Argentina

Galerías

Clausura

Paneles

Socialización

Talleres

Instalación

 

 

O capitalismo

e o mundo do trabalho

 

A UITA, à qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA) está filiada, realizou, nos últimos dias 8, 9 e 10 deste mês, a XIV Conferência Regional Latino-Americana, na cidade de Mar Del Plata, na Argentina

 

Na ocasião, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais o mundo do trabalho dos 15 países latino-americanos que participaram do evento, contando com a presença de 110 dirigentes de 62 entidades sindicais de trabalhadores.

 

De grande valia foram os relatórios apresentados pelos países do nosso continente e do continente europeu, bem como sobre a situação na Ásia e na África.

 

Nossa exposição sobre o mundo do trabalho no Brasil foi considerada uma importante referência, por sermos possuidores de uma acumulada e longa trajetória durante os sucessivos períodos políticos, desde o regime militar até agora.

 

Com base nesta reconhecida experiência, concluímos que o sistema capitalista continua prevalecendo, independentemente das características de cada governo. E que é o equilíbrio de forças o que fará dele mais ou menos selvagem.

 

Em qualquer lugar do mundo, cujo governo esteja submetido a esse sistema, onde as pessoas sejam avaliadas pelos bens materiais que possuem, o grau de valorização da mão-de-obra dependerá do grau de organização da classe trabalhadora em suas entidades representativas.

 

Este continua sendo o grande desafio nos países onde as relações capitalistas predominam. Logo, é preciso aumentar o grau de consciência e de organização dos trabalhadores e de suas entidades, para assim consolidar e avançar nas nossas conquistas econômicas, políticas e sociais.

 

 

Em Mar del Plata, Artur Bueno de Camargo

Presidente da CNTA

Rel-UITA

21 de noviembre de 2011

 

 

 

 

 

Foto: Giorgio Trucchi

 

* Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.

 + INFO

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905