Colombia

   

Galería 1

Galería 2

Resoluciones

+ INFO

Começou a 37ª Reunido do Comitê
Executivo Latino-Americano da UITA

Ampla participação de delegados provenientes de toda a região

  

De 3 a 5 de Novembro, estará ocorrendo em Bogotá a 37ª reunião do Comitê Executivo Latino-Americano (CEL) da UITA. Durante o dia de abertura, fizeram uso da palavra Argentino Geneiro, presidente do CEL e secretário de Capacitação e Formação Profissional da UTHGRA, Luis Alejandro Pedraza, presidente da UNAC, e Guillermo Rivera, presidente do SINTRAINAGRO. Os presentes receberam também as saudações de Ron Oswald e de Gerardo Iglesias, secretário-geral e secretário-regional da UITA, respectivamente.
 

Em seu discurso, o presidente da União Nacional Agroalimentar da Colômbia (UNAC), Luis Alejandro Pedraza, reconheceu a importância de a Rel-UITA ter decidido realizar este significativo evento na Colômbia"É uma demonstração da solidariedade da Rel-UITA com o povo colombiano, com os seus desejos de alcançar seu desenvolvimento econômico e social, além de uma solução democrática no marco das tremendas dificuldades que estamos enfrentando", disse ele.
 
Ele lembrou o compromisso que existe para "continuar lutando contra a pretensão da extrema-direita colombiana de eliminar a presença do movimento sindical, através do afastamento e assassinato de seus líderes."
 
Pedraza destacou que a agenda para esta 37ª Reunião do CEL “nos permitirá avançar nas possibilidades reais de melhorar os planos estratégicos e o plano de ação, elementos que terão que ver com o futuro das nossas tarefas no próximo ano e no futuro imediato", concluiu.
 
Durante a jornada, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a UNAC da Colômbia apresentaram o seu reconhecimento ao secretário regional da UITA, Gerardo Iglesias, e ao presidente da União Argentina dos Trabalhadores Rurais e Estivadores (UATRE), Gerônimo Venegas, por suas destacadas atuações à frente do Grupo Profissional de Trabalhadores Agrícolas da UITA.
                              

Além disso, a Rel-UITA e a CUT assinaram um Convênio de Cooperação, onde concordaram em "compartilhar e articular agendas sobre a transformação e o fortalecimento do sindicalismo dos setores agroalimentar,  de Hotelaria e de Turismo".
 
Além disso, serão feitas convocações conjuntas e "serão coordenadas as tarefas de organização e desenvolvimento, tanto a nível nacional quanto internacional, com particular ênfase para a questão da soberania alimentar na Colômbia, entre outros pontos.

.

 

                                                    

 Em Bogotá, Giorgio Trucchi
Rel-UITA
5 de novembro de 2010

 

 

 

 

 Fotos: Giorgio Trucchi

 

+ INFO

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905