Colombia

   

Galería 1

Galería 2

Resoluciones

+ INFO

37ª Reunião do Comitê Executivo Latino-Americano da UITA

Discurso de encerramento
de Guillermo Rivera

  

Foi um discurso a partir da evocação, da revolta e da emoção. Um ponto alto no encerramento da reunião do Comitê, onde o presidente do SINTRAINAGRO se destacou pelo que disse e como disse. Lembrou a região de Urabá, quando era a esquina mais perigosa do mundo, onde centenas de trabalhadores do cultivo de banana foram massacrados durante um tiroteio entre grupos armados ilegais. Expôs a magnitude e o alcance da Campanha Internacional da UITA, em 1996, num tempo em que a pólvora era o incenso cotidiano e a população civil o principal objetivo militar. Finalmente, ele chamou a atenção para os novos desafios apresentados pela defesa de Urabá, que deverá ser conduzida em cooperação com todos os atores da sociedade civil. Estas foram as palavras do companheiro Rivera.

 
 "Agradeço a presença de todos vocês, companheiros e companheiras, que tiveram que caminhar muito e passar por várias fronteiras para chegar à Colômbia.
 Eu considero isso como um verdadeiro gesto de solidariedade, muito valioso para nós em um momento complicado para o país. Vocês já escutaram vários pontos de vista sobre a conjuntura colombiana, dentro da qual temos de continuar lutando com todas as nossas forças na defesa do sindicalismo.
 
O SINTRAINAGRO nunca se recusou a enfrentar os grandes problemas que tivemos em momentos extremamente árduos, nos quais arriscamos nossas próprias vidas ... e muitos caíram.

 

Não nos esqueçamos do que foi aquela época, nem nos esqueceremos da família da UITA e de sua ampla solidariedade.
 Quando não acreditávamos ser capazes de enfrentar a arremetida combinada dos empresários, do governo, dos grupos paramilitares, da guerrilha das FARC, encontramos o apoio da UITA, inclusive porque, naquela época, ainda não éramos filiados. Essa solidariedade nos fez sentir fortes, sentimos que não estávamos sozinhos, que havia muita gente que sabia muito bem o que estávamos sofrendo.

Quando não acreditávamos ser capazes de enfrentar a arremetida combinada dos empresários, do governo, dos grupos paramilitares, da guerrilha das FARC, encontramos o apoio da UITA

 
Hoje eu tenho orgulho de ser dirigente da UITA, de integrar o seu Comitê Executivo Latino-Americano, mas estou ainda mais orgulhoso de ter o apoio e a solidariedade de vocês e de organizações como as que vocês representam em diferentes países da América Latina e do mundo.
 
Escutamos aqui os companheiros da Central Unitária de Trabalhadores, que colocaram, por
exemplo, a questão dos trabalhadores do petróleo: 35 mil operários em trabalho precário. Há somente 6 mil trabalhadores com Contrato de Trabalho de Prazo Indeterminado no setor petroleiro e apenas 2.700 têm direito à Convenção Coletiva. Na última negociação feita pela COPETROL, estipulou-se uma Convenção de cinco anos sem aumentos salariais. O que isso significa? Que acabaram com uma organização histórica na Colômbia.
 
Quero agradecer ao companheiro Gerardo Iglesias, que tem sido um homem incansável. Agradecer-lhe por sua dedicação e compromisso. Nós o conhecemos nos momentos mais difíceis na região de Urabá, e não me esqueço: um dia nos encontramos em Bogotá e ele me contou sobre sua primeira viagem à nossa região. Eu voltava de Genebra (Suíça), acabava de assinar um Convênio de Cooperação com a UITA e com Luis Anderson, então secretário geral da ORIT.
 
E a
pergunta que nos fizemos foi: O que faremos? Uma escola no Barrio Obrero!, decidimos. Ali moravam uns 25 mil trabalhadores expulsos das fazendas de plantações de banana, onde antes tinham as suas casas, local em que, em 23 de janeiro de 1994, as FARC massacraram 35 pessoas.
 
E, novamente, graças à
solidariedade internacional da UITA, da União Geral dos Trabalhadores (UGT) da Espanha, construimos a Escola, que hoje abriga mais de 3.500 crianças e jovens, que nela cursam o ensino fundamental e médio.
 
Essa escola é a melhor da região de Urabá, e lá está ela, no Barrio Obrero, e lá está também a UITA.
 
Essas crianças e jovens nunca se esquecerão da UITA e do SINTRAINAGRO.

Graças à solidariedade internacional da UITA, da União Geral dos Trabalhadores (UGT) da Espanha, construimos a Escola, que hoje abriga mais de 3.500 crianças e jovens, que nela cursam o ensino fundamental e médio.

 
Que bom é poder se lembrar disso hoje, em condições tão
diferentes! E quero lhes dizer que eu me sinto mais orgulho ainda de ver o esforço que vocês fazem para chegar à Colômbia, porque seria muito mais fácil ir a outro país. Pois acreditem, esta reunião será compartilhada com os trabalhadores, para continuarmos dando o ânimo e a força necessários para que sigam adiante.
 
Hoje temos uma esperança, temos
um homem na Vice-Presidência da República, Angelino Garzón. Quando ele foi ministro do Trabalho não se esqueceu do SINTRAINAGRO, e esteve atento para nos ajudar e dar uma mão em cada negociação de nossa Convenção. Agora, como Vice-Presidente da República, continua nos apoiando. Há poucos dias atrás, os empresários produtores de banana pediram a Garzón que os ajudasse a atrasar por dois anos a negociação do Convênio, cuja data para iniciar as negociações é ano que vem. Como o Estado não subsidia os empresários, eles pensam que temos de subsidiá-los, atrasando em dois anos a negociação e ficando, durante todo esse tempo, com o mesmo salário.
 
Em uma reunião conjunta entre o SINTRAINAGRO e os
empresários, Angelino Garzón disse que o problema em Urabá não é o salário dos trabalhadores. 
Em Urabá temos que falar de coisas mais importantes que não se resolvem retirando do trabalhador uma libra de arroz’, disse ele.
 
E também afirmou:
Em Urabá há que fazer coisas, e eu lhes proponho uma agenda de trabalho para começarmos a falar sobre problemas sociais, segurança, moradia, educação, saúde, transporte'... Angelino Garzón lhes propôs instalar este mês uma Mesa de Trabalho, que ele mesmo irá conduzir junto aos empresários e ao SINTRAINAGRO. E ontem, quando nos visitou nesta reunião, disse que também quer a presença da UITA, porque todo mundo em Urabá conhece muito bem o seu papel na pacificação da região.
 
Caros companheiros: para
terminar, agradeço pela sua presença, seu apoio, e saibam que a solidariedade de vocês é muito valiosa para nós e não há como pagá-la. Muito obrigado".
 

 

Em Bogotá, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

16 de noiembro de 2010

 

 

 

 

 Fotos: Rel-UITA

 

+ INFO

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905