Brasil

 

Ontem, 15 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Limeira comemorou 50 anos de luta.  Estiveram presentes vários sindicatos da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP), os diretores das nove federações que compõem a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA) e da Rel-UITA.

Artur Bueno de Camargo

Artur Bueno de Camargo Júnior

 

Em uma emotiva jornada, Artur Bueno de Camargo deixou a presidência do STIA - Limeira, após 27 anos nessa função. "Deixo a presidência do Sindicato", declarou Artur, com a tranquilidade de saber que os atuais dirigentes estão devidamente preparados para assumir com profissionalismo e garra os destinos e os desafios do Sindicato".

 

Artur, de 59 anos e funcionário da unidade refinadora de Limeira da Companhia União dos Refinadores – Açúcar e Café desde 11 de junho de 1970, começou sua militância sindical em 1977. Em 1982, participou do Programa de Educação da UITA, no qual se formou como Coordenador de Círculos de Estudo, desempenhando uma atividade de destaque em todo o estado de São Paulo. Naquele mesmo ano ele foi eleito presidente do STIA - Limeira. Então, em 1986, tornou-se vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP), e em 1992 foi nomeado presidente da CNTA.

 

Segundo Gerardo Iglesias, secretário regional da UITA, "O crescente desempenho sindical de Artur na década de 80 pode ser explicado, em grande parte, por sua participação no nosso Programa de Educação. Como Coordenador de Círculos de Estudo percorreu todo o Estado de São Paulo e liderou, juntamente com Melquíades de Araújo, a transformação da FETIASP, hoje a maior federação dos trabalhadores na alimentação da América Latina. Foi um período formidável - salientou o dirigente – no qual centenas de companheiros e companheiras passaram pelo Programa de Educação e as greves se espalharam por todo o estado, obtendo importantes conquistas salariais e melhores condições de trabalho.

 

Agora seu filho, Artur Bueno de Camargo (Junior), foi eleito por unanimidade presidente do STIA-Limeira. Jovem, preparado e simples, expressou seu orgulho por ser sindicalista e agradeceu a todos os membros do Sindicato pela confiança. "Substituir o meu pai na presidência do Sindicato não será fácil, porém ele deixou uma excelente equipe de trabalho e uma organização que é uma referência para o sindicalismo em Limeira, bem como para todo o estado de São Paulo. Somos um sindicato jovem e militante!", Disse “Junior", visivelmente emocionado.

 

 

 

 

  Fotos: Gerardo Iglesias

 

 

Rel-UITA

17 de setembro

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905