Guatemala

Assassinato de sindicalista em Izabal

Continuam investigando

 

No dia 10 de abril passado, Oscar González foi morto

 quando se dirigia à fazenda onde trabalhava

 

Sirel falou com Noé Ramírez, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Bananeiros de Izabal (SITRABI), que comentou sobre o andamento das investigações do assassinato do dirigente sindical e quais as medidas tomadas pelas autoridades competentes.

 

"Em 14 de abril passado, apresentamos uma denúncia formal ao Ministério Público, mas não como Sindicato, e sim como Confederação da Unidade Sindical da Guatemala (CUSG). Esta denúncia está agora na Promotoria Especial para Crimes contra Jornalistas e Sindicalistas.

 

Oscar González trabalhava já há sete anos em Bandegua, Del Monte Fresh (ex-United Fruit Company) e, dois meses antes de seu assassinato, foi eleito sub-secretário da organização da seccional Chickasaw do SITRABI

 

"Em 25 de abril passado, recebemos um documento do Ministério Público –continuou Ramírez - onde pediam informações e colaboração, visando dar continuidade aos trabalhos de investigação.

 

Solicitaram que confirmássemos se Oscar González pertencia à nossa organização sindical, o cargo que ocupava e outros detalhes, como as fazendas aonde temos representação sindical.

 

Já enviamos uma resposta a esta carta, com todos os dados solicitados "

 

Além disso, o secretário-geral do SITRABI, disse que está chegando o apoio da comunidade sindical internacional, "Além do apoio de sempre da UITA, tomamos conhecimento de que a Confederação Sindical Internacional (CSI) enviou à Presidência da República uma nota solicitando que fosse agilizada a investigação sobre o caso do nosso companheiro."

 

 

En Montevideo, Amalia Antúnez

Rel-UITA

26 de abril de 2011

 

 

 

  

Foto: Gerardo Iglesias

 

artículos relacionados 

14-4-2011  Guatemala | VIOLENCIA | SINDICATOS  Español  English Version
Asesinan a dirigente sindical en Izabal
Oscar González era subsecretario de Organización de la seccional Chickasaw del SITRABI 
 Amalia Antúnez 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905