Brasil

Galería Fotográfica

Com Carlos Silva Moreira

Vitória para os trabalhadores
da empresa Ting

  
Na sexta-feira 23, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Campinas (STIA-Campinas) citou a empresa de conservas Ting, perante a Procuradoria Regional do Trabalho, para resolver o conflito que mantinha os trabalhadores em greve desde o dia 19 de julho.
 


Sirel conversou com Carlos Reinaldo Silva Moreira (Carlinhos), Secretário de Relações Sindicais, Sociais, Esporte e Lazer do STIA-Campinas, quem nos informou sobre os resultados da reunião.
 
- Como você avalia a reunião com a empresa, perante a Procuradoria Regional do Trabalho?
- Foi positiva, já que chegamos a um acordo sobre a maioria dos pontos que os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Ting
reivindicavam.
 
Ficou definido um aumento salarial de cerca de 8 por cento, bem como um aumento de 6 por cento para a cesta básica e, a partir de 16 de agosto, a empresa começará a oferecer almoço para os trabalhadores da fábrica.
 
Em relação ao pedido para a criação de uma enfermaria na fábrica, a empresa concordou em contratar um médico, em regime ambulatório, para atender os funcionários.
 
Além disso, ficou estipulado que a fábrica de conservas não descontará os dias que os trabalhadores estiveram em greve e que não haverá represálias contra aqueles que participaram da medida de força.
 
- Como você avalia este processo?
- Depois que a empresa passou a ter uma atitude totalmente intransigente e obtusa em relação à negociação coletiva, os trabalhadores apoiados pelo STIA, conquistaram uma importante vitória.
 
A direção da empresa Ting não levou a sério a organização sindical e, como resultado, sofreu uma paralisação da sua fábrica durante cinco dias, durante os quais os trabalhadores fizeram manifestações em frente à fábrica, chamando a empresa para negociar de boa fé.
 
Esta é uma vitória muito importante!
 

Em Montevideo, Amalia Antúnez

Rel-UITA

29 de julho de 2010

 

 

 

 

artículos relacionados 

23-7-2010  Brasil - SINDICATOS
Trabajadores de la empresa Ting, en huelga por tiempo indeterminado
Con Carlos Silva Moreira

 Amalia Antúnez

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905