Argentina

Com Héctor Morcillo

Sindicatos da ARCOR

em conflito

  

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação (STIA - Córdoba) permanece mobilizado em busca de melhorias salariais para os trabalhadores e trabalhadoras do Grupo Arcor. Sirel dialogou com Héctor Morcillo, secretário-geral do STIA, para saber quais as ações que estão sendo feitas e as perspectivas para uma solução negociada.


-Quando e por que o conflito na ARCOR começou?

-No início de setembro apresentamos à empresa uma proposta de aumento salarial, já que o salário real dos trabalhadores e trabalhadoras foi afetado pelo aumento do custo de vida. Desde então, tivemos três reuniões com a empresa sem nenhum progresso e, por isso, começamos as mobilizações.

 

-Quanto os trabalhadores pedem de aumento?

-Ainda não manejamos valores porque a ARCOR se nega a dar um aumento salarial real, e insiste em oferecer gratificações e prêmios que não contemplam  as realidades das várias filiais da transnacional no país, nem a situação econômica dos trabalhadores. Estamos dispostos a dialogar para chegar a um acordo benéfico para todos.

 

Em que nível está a situação agora?

-Atualmente, estão ocorrendo mobilizações em diversos lugares, pelas principais ruas e avenidas de Córdoba, com cartazes e panfletos para a divulgação da situação de conflito, através das principais redes de supermercados.

 

Também foram realizadas manifestações nos arredores dos escritórios da ARCOR, em Córdoba, nos semáforos, quando o trânsito fica momentaneamente parado, os companheiros se colocam à frente dos carros com um cartaz que tem o slogan da campanha salarial "ARCOR pode pagar melhores salários, mas não quer". Em muitas destas manifestações, os trabalhadores foram cercados pela polícia, felizmente não houve incidentes.

 

Como você vê o panorama futuro?

-Está prevista uma reunião para estes dias com a empresa, para buscar um acordo através de um diálogo direto. A ARCOR se comunicou com algumas filiais para tentar uma aproximação e esperamos que, com a negociação, eles melhorem a sua proposta inicial. Por enquanto, vamos continuar vigilantes e mobilizados.

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

23 de octubre de 2009

 

 

 

artículos relacionados 

19-10-2009   Argentina - ARCOR    Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS
Comunicado del Sindicato de Trabajadores

de la Industria de la Alimentación
“Queremos mejores salarios en
ARCOR”  
 
STIA - Córdoba 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905