Brasil

 

Com Nilton Souza da Silva “Neco”

Movimento Sindical,
Trabalho Decente e Globalização

 

De 20 a 23 de novembro, foi realizado em São Paulo o Seminário Internacional da Força Sindical denominado “Trabalho Decente na Era da Globalização”. Sirel dialogou com Nilton Souza da Silva, secretário de relações internacionais da mencionada confederação, que comentou sobre a importância da unidade do movimento sindical diante dos desafios da globalização.

 

 

-Qual ou quais foram os objetivos para a realização deste seminário?

-O principal objetivo é colocar na agenda dos dirigentes sindicais da Força Sindical (FS) a divulgação do Trabalho Decente dentro do contexto da globalização. Conseguir que eles tenham como deles a bandeira do trabalho decente, que é muito ampla, já que quando falamos de trabalho decente nos referimos à liberdade sindical, ao diálogo social, a lutar contra o trabalho escravo e o trabalho infantil, bem como as questões de gênero.

 

Há bastante tempo, queríamos discutir a questão do trabalho decente com os dirigentes para que esse assunto chegasse aonde tem que chegar, ou seja, no trabalhador e na trabalhadora. Que, efetivamente, o respeito e o cumprimento das normas da OIT alcancem todos os trabalhadores, pois estes são os principais beneficiários. Este foi o primeiro delineamento do Seminário, que visava também alinhar os dirigentes que militam na área internacional ao que está sendo realizado pela Força Sindical nesse nível.

 

-O que você destacaria deste seminário internacional?

-Destacaria a conscientização dos dirigentes sindicais ao assumirem a agenda hemisférica do trabalho decente. Deste seminário surge um documento que enfatiza a política de pluralidade da FS, em especial em relação às outras organizações, independentemente dos governos de turno. Onde os direitos dos trabalhadores não estiverem sendo respeitados, ali estará a Força Sindical, pressionando para que os mesmos sejam cumpridos.

 

- Como você avalia a participação da Rel-UITA?

-Uma das melhores exposições do seminário foi a de Gerardo Iglesias, que trouxe temas importantíssimos como a soberania alimentar, que está diretamente relacionada com o trabalho decente.

 

Foi muito importante para que os dirigentes tivessem conhecimento do que é feito pelos grandes grupos empresariais multinacionais, em questões como nanotecnologia, biodiversidade, organismos geneticamente modificados. Saber quais são as intenções destas companhias, capacita os dirigentes para prevenir os trabalhadores sobre o impacto de suas políticas.

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez
Rel-UITA
30 de novembro de 2007

 

 

 

ver galería fotográfica

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905